DOI: 10.5216

ISSN on-line: 2317-6784

 

Equipe editorial
(março/2019 - dezembro/2020)
Carla Luzia de Abreu, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil - editora chefe
Alice Fátima Martins, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil
Cátia Ana Baldoino da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil
Vanessa Freitag, Universidad de Guanajuato (UGTO), Guanajuato, México

Classificação Qualis/Capes - Artes/Música: A2 / Interdisciplinar: B2 / História: B2

Para informações adicionais, favor entrar em contato: revistavisualidades@gmail.com

 

Periodicidade: Fluxo contínuo

A Revista Visualidades é uma publicação de demanda contínua do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás, com um volume por ano. Seu objetivo é a publicação e divulgação de trabalhos originais e inéditos – em português, espanhol, inglês e francês.

Escopo

Questões relativas à cultura, arte, visualidades e educação, sob a forma de artigos, entrevistas, ensaios visuais, resenhas e dossiês. As contribuições deverão ser inéditas.

Submissão

Todos os artigos deverão ser submetidos de forma eletrônica pela plataforma da Revista Visualidades <https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/>. Qualquer outra forma de envio não será apreciada pela Equipe Editorial.

Orientações de submissão: <https://www.revistas.ufg.br/VISUAL/about/submissions>

Em caso de dúvidas em relação ao uso do sistema, clique aqui para acessar os guias rápidos elaborados pelo Portal de Periódicos UFG.

Processo de Avaliação

Os originais, sob a forma de artigos, dossiês, entrevistas, ensaios visuais e resenhas, serão avaliados preliminarmente pela Equipe Editorial quanto à pertinência ao escopo da Revista e indicações de ajustes, caso houver, conforme a necessidade de adequação às normas editoriais da Revista.

Numa segunda etapa, as contribuições enviadas serão submetidas a avaliação cega por pareceristas ad hoc.


Políticas

Responsabilidade pelos conteúdos publicados

Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus(suas) autores(as). A Equipe Editorial reserva o direito de requisitar ajustes textuais e de adequação às normas de publicação da Revista Visualidades.

Coautoria
Os artigos submetidos, salvo casos excepcionais, deverão conter autoria de, no máximo, 3 autores(as). A coautoria implica em participação em todas as fases da produção (coleta e interpretação de dados, análise literária, redação e revisão etc.). O(a) primeiro(a) autor(a) deve ser aquele(a) com maior titulação.

Endogenia

Para evitar as relações endógenas, a Revista Visualidades não publicará mais que 1 (um) artigo do mesmo(a) autor(a) no mesmo ano (volume), bem como, não aceitará uma porcentagem maior que 20% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal de Goiás. Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos.

Política de retratação

Em caso de detecção de fraudes, plágio ou autoplágio nos trabalhos durante a avaliação prévia a Revista irá rejeitar o trabalho enviado e irá contatar os/as autores/as para que possam esclarecer ou se retratarem do problema. Em caso de detecção de problemas em artigos já publicados a Revista recolherá o estudo e publicará nota editorial informando aos leitores o motivo da retratação.

Política anti-plágio

A Equipe Editorial adota softwares como prevenção para a detecção de plágio; entretanto, se depois de publicado o artigo houver comprovação de plágio, autoplágio, imperícia, fraude e/ou fabricação de dados, o mesmo será excluído do sistema. 

Política de acesso livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.


Histórico de editores/as

Profª Rita Morais de Andrade - 2017 a 2019

Profª Alice Fátima Martins - 2014 a 2016

Profª Rosana Horio Monteiro - 2005 a 2014

Profº Marcelo Mari (co-editor) - 2010 a 2011

Profº Edgar Franco (co-editor) - 2007 a 2009

Profº Luis Edegar de Oliveira Costa - 2003 a 2005

 

Indexação da revista