Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O texto é de autoria de pesquisador doutor. Também são aceitos de doutorandos, mestrandos e mestres, desde que em coautoria com doutor.
  • O texto para submissão está digitado e salvo no editor Microsoft Word 97-2003, fonte Arial 12; entrelinha 1,5; parágrafos justificados; formato de página A4. Os links estão ativos. Emprega itálico em vez de sublinhado ou negrito (exceto em endereços URL).
  • As imagens (200 dpi, tamanho mínimo de 800 pixels e máximo de 1600 pixels, formato JPG ou PNG) e tabelas estão inseridas no corpo do texto, não no final do documento, e também foram enviadas como arquivos anexos.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • Nas referências, consta o código DOI (Digital Object Identifier) de artigos citados, quando é o caso.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da avaliação pelo pareceristas ad hoc, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à Revista Visualidades, na versão eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a Avaliação Cega por Pares.
  • A norma adotada pela Revista Visualidades para a elaboração das referências é a ABNT NBR 6023:2018 Versão Corrigida 2:2020.
  • As opiniões expressas no texto são de responsabilidade de seus autores.

Diretrizes para Autores

Diretrizes gerais

A Revista Visualidades aceita submissões em fluxo contínuo.

As submissões podem ser apresentadas em português, inglês ou espanhol.

As submissões devem ser de conteúdos originais e inéditos, não sendo permitida a apresentação simultânea em outro periódico nacional.

São aceitas submissões de pesquisadores doutores. Mestres e/ou estudantes de pós-graduação stricto sensu podem participar como coautores. Artigos que resultem de teses de doutorado não poderão apresentar mais que 40% de similaridade com o texto original.

Para submissões com múltipla autoria, podem ser listados como coautores apenas aqueles que desempenharam as seguintes funções: contribuição substancial para a concepção ou elaboração do artigo, escrita do rascunho inicial ou revisão do conteúdo da versão final e aprovação da versão submetida. Todos os coautores assumem a responsabilidade pelos dados e pelas informações do artigo. Orientadores, quando não cumprirem as funções acima indicadas, não podem ser listados como coautores.

Não se aceitam submissões múltiplas de um mesmo autor, sendo responsabilidade do autor garantir que haja apenas uma submissão vigente no sistema por vez.

Os originais – sob a forma de artigos, dossiês, ensaios visuais, entrevistas, resenhas e traduções – serão avaliados preliminarmente pela Equipe Editorial quanto à pertinência ao escopo da Revista e quanto à necessidade de ajustes, principalmente os referentes à adequação às normas editoriais e de formatação da Revista que são obrigatórias. Em seguida, os originais serão submetidos à avaliação cega por pareceristas ad hoc (em sistema de avaliação duplo-cega por pares) que podem aceitar, recusar, sugerir ou exigir alterações (obrigatórias) nas submissões.

Nos casos em que o parecer emitido pelos avaliadores ad hoc recomende que a submissão seja alterada (alterações obrigatórias) para ser reapresentada à Revista, a mesma deverá ocorrer, impreterivelmente, dentro do prazo de dois meses contados a partir da data de recebimento da decisão. Submissões que ultrapassem esse período serão automaticamente canceladas.

A Equipe Editorial da Revista se reserva o direito de recusar submissões de originais que não correspondam aos critérios qualitativos adotados ou que não contemplem as diretrizes editoriais aqui indicadas.

As submissões devem ser realizadas através do sistema OJS, que pode ser acessado pelo site da Revista.  

Espera-se que autores doutores que tenham seus trabalhos publicados na Revista contribuam periodicamente com a realização de pareceres. A revista se reserva o direito de não encaminhar para avaliação artigos de autores que tenham recusado de forma reiterada convites para emissão de parecer.

A Revista Visualidades não cobra taxas de submissão e publicação.

 

Diretrizes de conteúdo e formatação

Artigos, Entrevistas e Traduções
O texto submetido deve ter entre 4.000 e 10.000 palavras (incluindo títulos, resumos, imagens, notas e referências bibliográficas).

Ensaios Visuais 
As temáticas devem estar relacionadas com a arte contemporânea e/ou com a cultura visual e apresentar no mínimo seis imagens e no máximo doze imagens. Os ensaios visuais precisam ser precedidos de apresentação de até duas páginas, obedecendo ao seguinte formato: fonte Arial, tamanho 12, alinhamento justificado, entrelinhas 1,5. No mesmo arquivo da apresentação (em Word 97-2003) devem ser inseridas as imagens do ensaio na sequência escolhida pelo autor, acompanhadas de legenda contendo os seguintes dados: autor (deixar a palavra “autor” quando da submissão), título, ano de produção, técnica e dimensões. Quando da submissão da proposta, as imagens, com resolução de 200 dpi, sendo no mínimo 800 pixels e no máximo de 1600 pixels (para arquivos digitalizados de imagens não digitais), ou 72 dpi em full hd para elementos em rede, em formato PNG ou JPG, deverão ser enviadas em arquivos separados através da plataforma da Revista devidamente identificadas como: figura_01, figura_02, etc.

Entrevistas
Podem ser submetidas entrevistas com artistas, autores, pesquisadores, educadores e demais personalidades do meio acadêmico e artístico precedidas por breve apresentação do entrevistado e introdução à temática/objetivos da entrevista. As mesmas devem obedecer à forma pergunta-resposta. Devem seguir as normas de submissão dos artigos.

Resenhas
O texto submetido deve ter até 2.000 palavras (incluindo títulos, notas e referências) e apresentar as referências completas do trabalho analisado. O título precisa ser diferente do título do trabalho resenhado. São aceitas resenhas de livros publicados no Brasil há no máximo dois anos, e no exterior há no máximo cinco anos. São aceitas resenhas de filmes, HQs, zines, games, animações e exposições lançados/ocorridas até no máximo 5 anos da data da submissão.

Traduções
Serão aceitas traduções de textos de língua estrangeira para a língua portuguesa, devidamente acompanhadas de autorização do detentor dos direitos do texto original. As submissões das traduções devem seguir as normas de formatação para artigos.

 

Normatização para Artigos, Resenhas, Entrevistas e Ensaios Visuais

  1. Os originais submetidos devem ser enviados em arquivo Word 97-2003, obedecendo à seguinte formatação: formato de página A4 (não é permitido o formato paisagem); fonte Arial, tamanho 12; espaço entrelinhas 1,5; parágrafos justificados e sem espaçamento entre parágrafos. Não inserir avanço de parágrafo, quebra de seção, tampouco quebra de página no documento. Os subtítulos devem estar alinhados à esquerda, em negrito e não devem ser numerados. As páginas não devem ser numeradas.
  2. As traduções de título e resumo, a revisão ortográfica, gramatical e a adequação às normas de publicação são de inteira responsabilidade dos autores.
  3. O uso de itálico deve se limitar às palavras estrangeiras, títulos de obras citadas no corpo do texto e nas referências. Não utilizar negrito no corpo do texto, nas notas e nas referências. O sublinhado deve ser evitado, exceto em endereços da internet (URL) que devem estar ativos.
  4. Trabalhos que resultem de pesquisas envolvendo seres humanos devem, obrigatoriamente, ter sido aprovados por Comitê de Ética em Pesquisa, conforme preconizam as diretrizes e normas da Resolução 0196/96. Nesses casos, os autores devem inserir a cópia digitalizada da declaração de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição como arquivo suplementar, na plataforma da Revista.
  5. A presença de imagens é preferencial em artigos, resenhas de filmes e de exposições. Em qualquer material submetido podem constar no máximo doze imagens inseridas no corpo do texto, identificadas com legenda. Abaixo de cada imagem deve constar a respectiva legenda precedida pela palavra "Figura" e sua numeração seriada, acompanhada dos seguintes dados: nome do autor da imagem, título da imagem, ano de produção, técnica, dimensões, créditos/origem (quando de livro ou catálogo que conste entre as referências bibliográficas, indicar conforme autor, ano, página. Quando digital, inserir link ativo do site/endereço de localização da imagem). Formato: fonte Arial, tamanho 10, alinhamento centralizado, espaçamento simples. Quando da submissão, as imagens também devem ser enviadas em arquivos independentes, através da plataforma da Revista, em formato PNG e JPG as imagens (com resolução mínima de 200 dpi, sendo no mínimo 800 pixels e no máximo de 1600 pixels) devem ser enviadas em arquivos separados através da plataforma da Revista devidamente identificadas como: figura_01, figura_02, etc.   com resolução mínima de 200 DPI, tamanho mínimo de 800 pixels e máximo de 1600 pixels.
  6. A permissão para a reprodução das imagens é de inteira responsabilidade dos autores que devem respeitar a legislação de direitos autorais nacionais e internacionais:
    6.1 Lei 9.610 de 19/02/98 disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm
    6.2 Convenção de Berna da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/secretaria-especial-da-cultura/assuntos/direitos-autorais/legislacao-de-direitos-autorais/pdfs/internacional/berna.pdf
  7. Citações indiretas devem ser identificadas no corpo do texto com a indicação de autor (ano, p.). Citações diretas, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, fonte Arial, tamanho 11, alinhamento justificado, entrelinhas simples. Formato: (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p.). Citações em língua estrangeira devem manter o original no corpo do texto e a tradução deve ser inserida nas notas finais.
  8. As notasdevem ser sucintas, empregadas apenas para informações complementares e não devem conter referências. Devem ser inseridas no rodapé do texto, antes das referências, numeradas sequencialmente. Formato: fonte Arial, tamanho 10, entrelinhas simples, com sequência de numeração arábica e alinhamento justificado.

 

Formatação para Artigos, Ensaios Visuais, Entrevistas, Resenhas e Traduções

  1. Título em negrito, alinhado à esquerda (não deve ultrapassar duas linhas). Pule uma linha e insira a tradução do título para o inglês e o espanhol. Se o original do texto estiver em inglês, deve se apresentar, obrigatoriamente, o título em português em negrito, alinhado à esquerda.
  2. Somente na versão final do texto, após aprovação pelos pareceristas, duas linhas abaixo do título e das traduções, inserir o nome do autor. Na linha seguinte, devem ser inseridos os links de acesso para o currículo na Plataforma Lattes e para o ORCID. Na terceira linha, devem ser inseridos: filiação institucional, cidade, estado, país e o endereço de e-mail dos autores. Estas informações devem estar alinhadas à esquerda, fonte Arial, tamanho 11, entrelinha simples.
  3. Apenas para formato artigo e ensaio visual: Duas linhas abaixo do título, inserir o resumo na língua usada no texto, com tamanho entre 5 a 8 linhas. Em seguida, inserir as traduções em inglês e espanhol. Se o texto for em idioma que não o português, inserir, obrigatoriamente, o título nos outros dois idiomas. Texto justificado, fonte Arial, tamanho 11, entrelinha simples.
  4. Para todos os formatos: Inserir de 3 a 5 palavras-chave em uma única linha, separadas por “;” com letras iniciais maiúsculas. Nos artigos, situar as palavras-chave abaixo do resumo. Seguir o mesmo padrão para os outros idiomas.
  5. Apenas para formato artigo: Duas linhas abaixo das palavras-chave inicia-se o texto. Texto justificado, fonte Arial, tamanho 12, entrelinha 1,5. Numeração arábica.
  6. Notas de rodapé: Texto justificado, fonte Arial, tamanho 10, entrelinha simples. Numeração arábica.
  7. Referências devem observar o padrão ABNT NBR 6023:2018 Versão Corrigida 2:2020. Texto alinhado à esquerda, fonte Arial, tamanho 11, entrelinha simples.

 

Dúvidas? Fale conosco.
revistavisualidades@gmail.com
@revistavisualidades

-------

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.