Georges Didi-Huberman e Walter Benjamin

História da Arte e o Tempo das Imagens

Autores

  • Iriê Campos Júnior Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5216/rth.v24i2.71170

Palavras-chave:

História , Imagens , Arte , Sobrevida

Resumo

Determinado a mostrar que o modelo humanista de história da arte hierarquiza e exclui  os saberes da disciplina, Georges Didi-Huberman recorre às ideias sobre a história apresentadas por Walter Benjamin. O pensador alemão desconfia do propósito do historiador que racionaliza os fatos, explicando-os por meios causalidades e motivações, e muitas vezes, ressaltando o caráter progressivo do processo histórico. As possibilidades de leitura do passado baseiam-se, aqui, na percepção de uma sobrevida do passado, e não numa continuidade histórica, a concepção reacende, em nosso texto, a relação entre o pensador alemão e o historiador da arte francês.

Biografia do Autor

Iriê Campos Júnior, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

Currículo: https://institutodehistoriadaarte.com/irie-campos-junior/

Referências

BENJAMIN, Walter. Imagens de Pensamento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2018.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. As Passagens de Paris. Porto: Assírio e Alvim, 2019.

COTRIM, Cecília e FERREIRA, Glória. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro, 1997.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ante El Tiempo: Historia Del Arte y Anacronismo De Las imágenes. Adriana Hidalgo, 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2012.

DIDI-HUBERMAN. A imagem Sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Phalènes: essais sur l’apparition, 2. Paris: Les éditions de Minuit, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. In: Serrote. nº13, mar. São Paulo: IMS .2013

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens Apesar De Tudo. Lisboa, KKYM, 2012.

FELDMAN, Ilana. ARS. vol.14 no.28 São Paulo July/Dec. 2016

FRÉCHURET, Maurice. À rebrousse poil ou le paradox comme méthode. In: DAVILA, Thierry & SAUVANET, Pierre. (ed.). Devant les images: Penser l’art et l’histoire avec Georges Didi-Huberman. Lyon: Les Presses Du réel, 2011. pp. 115-126.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

Homburg, Phillip. Towards a Benjaminian Critique of Hermann Cohen’s Logical Idealism. Anthropology & Materialism, Special Issue | I | 2017. Disponível em: http://journals.openedition.org/am/742. Acesso em: 15 de fev. 2020.

GROYS, Boris. Art beyond the spectatorship. 2014. Disponível em: bozar.be/activities/255-boris-groys. Acessado em: 16 fev. 2020

HAGELSTEIN, Maud. Art contemporain et Phénoménologie. In: Devant les images: Penser l’art et l’histoire avec Georges Didi-Huberman. Paris: Les presses du réel, 2011.

LOWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo. 2005.

MOLDER, Maria Filomena. Semear na Neve. Lisboa: Relógio d’água, 1999

OVIEDO, Antonio. Nota preliminar In: Ante el tiempo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora. 2011.

PODRO, Michael. The Critical Art Historians. New Haven: Yale University Press, 1982.

ROCHLIZT, Rainer. O desencantamento da arte: a filosofia de Walter Benjamin. Bauru: EDUSC, 2003.

SABOGAL, Carlos Mario Fisgativa. Imágenes dialécticas y anacronismo en la historia del arte (según Georges Didi-Huberman). In: Filosofía UIS, Volumen 12, Número 1, jan. - jun. 2013. pp. 155 - 180.

SANTOS, Mariana Pinto. Rosalind Krauss, Walter Benjamin e o paradigma da cópia. In: Revista de História da Arte, n.10. Lisboa, 2012.

WUTTKE, Dieter. Panofsky et Warburg. L’“Hercule àla croisée des chemins” d’Erwin Panofsky: L’ouvrage et son importance pour l’histoire des sciences de l’art. Artibus et Historiae, Vol. 28, No. 56, (1930-2004). Part. 2 (2007), pp. 49-72. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/20067161.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

JÚNIOR, I. C. Georges Didi-Huberman e Walter Benjamin: História da Arte e o Tempo das Imagens. rth |, Goiânia, v. 24, n. 2, p. 75–89, 2021. DOI: 10.5216/rth.v24i2.71170. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/teoria/article/view/71170. Acesso em: 18 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos de dossiê