História(s) da colonização alemã

Utilizações políticas do passado

Autores

  • Elaine Calça Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, elaine.calca@unesp.br

Resumo

O livro de Christiane Bürger é baseado em sua tese defendida em 2016. Formada em filosofia, história e história da arte pelas Universidades de Heidelberg e Viena, Bürger é responsável desde 2016 pela Fundação "Haus der Geschichte" em Berlim. A recepção da presente obra na esfera pública alemã foi expressiva a ponto de a autora ser convidada a trabalhar na exposição “Deutscher Kolonialismus” no Deutsches Historisches Museum, de outubro de 2016 à maio de 2017. As narrativas sobre o Genocídio Colonial e a associação do conceito de genocídio à Namíbia Colonial são historicizadas na presente obra.

Biografia do Autor

Elaine Calça, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil, elaine.calca@unesp.br

Doutoranda em Língua e Literatura Alemã pela USP. Mestre em História Política e graduada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Tem interesse nas áreas de História da África, Histórias das Colonizações, Memória Coletiva e Literatura Contemporânea. É Professora de Alemão associada pela APPA - Associação Paulista de Professores de Alemão. Atua como mediadora cultural do clube de leitura Leia Mulheres - Assis desde 2018 e na Produção de Eventos Populares e Culturais desde 2014, como a Festa Jupira no Galpão Cultural, a Feira das Mulheres e a FLiA - Feira Literária de Assis. Participa como produtora cultural do Fórum do Ponto de Cultura Galpão Cultural - Assis, movimento social engajado na construção de Políticas Públicas. Participa do Conselho Editorial da Edições Nova Cultura (http://lattes.cnpq.br/0946702815208925).

Referências

ZIMMERER, Jürgen, ZELLER, Joachim (org.). Völkermord in Deutsch-Südwestafrika. Der Kolonialkrieg (1904-1908) in Namibia und seine Folgen. Berlin, 2003.

KÖSSLER, Reinhart. From Genocide to Holocaust? Structural Parallels and Discursive Continuities. Africa Spectrum 40/2, 2005.

HERMAN, Paul. Key Issues in Historical Theory. New York: Routledge, 2015.

Downloads

Publicado

30-07-2021

Como Citar

Calça, E. (2021). História(s) da colonização alemã: Utilizações políticas do passado. Rth |, 24(1), 286–295. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/teoria/article/view/67208