Psicanálise e epistemologia histórica

Entrevista com Marcela Batán

Autores

  • Luiz Sérgio Duarte da Silva Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, sergio.duarte.ufg@gmail.com
  • Sabrina Costa Braga Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, sabrinacostabraga94@gmail.com

Resumo

Marcela Renée Becerra Batán é doutora em Filosofia (UNC), Professora Titular de Epistemologia das Ciências Sociais na Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidad Nacional de San Luis (UNSL), e coordenadora do projeto de investigação “Epistemología, Psicoanálisis y Ciencias Humanas. Normalización, Clasificación y Subjetividad”. Na presente entrevista, Marcela Batán nos fala um pouco sobre sua trajetória de pesquisa e o percurso que ela e colegas filósofos, psicanalistas e educadores seguiram em suas reflexões e trocas sobre as relações entre psicanálise, epistemologia e as ciências humanas em geral, além do efeito de normalização atual nas práticas da psicologia e da pedagogia. A professora também trata brevemente de temas como a subjetividade em Michel Foucault e o uso da psicanálise por Gaston Bachelard.

Biografia do Autor

Luiz Sérgio Duarte da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, sergio.duarte.ufg@gmail.com

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em História pela Universidade de Brasília (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1996). Atualmente é pesquisador visitante - Kulturwissenschaftliches Institut e professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Cidade e Teoria da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, teoria da história, história urbana, história contemporânea e teoria da modernidade (http://lattes.cnpq.br/4317054127961589).

Sabrina Costa Braga, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, sabrinacostabraga94@gmail.com

Possui Graduação e Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e é doutoranda em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) na linha de pesquisa "Ideias, saberes e escritas da (e na) história". Defendeu em 2018 a dissertação intitulada "A leitura freudiana de Norbert Elias sobre o nazismo: civilização como produtora de anticivilização" e atualmente trabalha com temas relacionados à memória, cultura judaica e literatura de testemunho. Realizou estágio de pesquisa doutoral (doutorado sanduíche) na Freie Universität Berlin. Possui experiência na área de História com ênfase em Teoria e Metodologia da História e História Contemporânea. Atua como membro do corpo editorial da Revista de Teoria da História (http://lattes.cnpq.br/3937621434163282).

Downloads

Publicado

2020-12-22 — Atualizado em 2021-05-27

Versões

Como Citar

SÉRGIO DUARTE DA SILVA, L.; COSTA BRAGA, S. . Psicanálise e epistemologia histórica: Entrevista com Marcela Batán. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 23, n. 2, p. 341–348, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/66893. Acesso em: 19 abr. 2024.