O que é historiografia?

Autores

  • Fabio Iachtechen Instituto Federal do Paraná (IFPR), Paranaguá, Paraná, Brasil, fabio.luciano@gmail.com
  • Carl Becker

Resumo

“O que é historiografia?” é uma resenha escrita em 1938 pelo historiador estadunidense Carl Lotus Becker sobre o livro A history of historical writing, publicado no mesmo ano por Harry Elmer Barnes, então professor do Smith College e pesquisador ligado à New School of Social Research da Universidade de Columbia.  O texto foi publicado originalmente no boletim da American Historical Association e reproduzido posteriormente em Detachment and writing of history, obra de 1958 organizada por Phil L. Snyder que reuniu seus textos e ensaios sobre teoria e escrita da história.

Biografia do Autor

Fabio Iachtechen, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Paranaguá, Paraná, Brasil, fabio.luciano@gmail.com

Possui graduação em História pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003), especialização em História e Literatura Brasileira pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005), mestrado em Tecnologia (PPGTE) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008) e doutorado em História (PPGHIS) pela Universidade Federal do Paraná (2015). Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e da Licenciatura em Ciências Sociais do Instituto Federal do Paraná, campus Paranaguá. Professor da Universidade Estácio. Editor da Revista Escrita da História. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina. Tem como áreas de interesse Teoria da História e Historiografia, História da Ciência e Tecnologia, Ensino de História e História do Brasil contemporâneo (http://lattes.cnpq.br/9972402430355520).

Referências

BECKER, Carl L. What is Historiography? The American Historical Review, Vol. 44, n. 1, Oct. 1938, p. 20-28.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

Iachtechen, F., & Becker, C. (2020). O que é historiografia?. Rth |, (2), 332–340. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/teoria/article/view/65889

Edição

Seção

Tradução