ENTRE AS MARGENS DO ATLÂNTICO

HISTÓRIA E DIREITO INTERNACIONAL NO TRÂNSITO DE CRIMINOSOS ENTRE A EUROPA E AS AMÉRICAS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

  • Francesco Guerra Università degli Studi di Pisa; Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Historiografia da máfia; French Connection; Auguste Joseph Ricord; América Latina; Estados Unidos

Resumo

Este artigo examina, a partir da perspectiva da historiografia e do direito criminal internacional, a máfia da Córsega-Marselha, a French Connection e a história de Auguste Joseph Ricord, uma daquelas figuras do narcotráfico internacional que, folheando aqui e ali em tempos e contextos muito diferentes, parece realmente vindo da caneta de um escritor que ama conspirações e tramas internacionais. O autor, através das escassas informações disponíveis na rede, tenta restaurar da forma mais detalhada possível o perfil de Ricord e de toda a rede de relacionamentos e entrelaçamentos entre ambientes do submundo, mas, no entanto, também da promiscuidade com aparelhos de segurança do mais alto nível, o que fez do narcotraficante francês uma autêntica figura de referência para o tráfico de drogas entre a Europa e as Américas durante um período de trinta anos, entre o final da década de 1940 e o início da década de 1970, quando, não sem dificuldade, foi extraditado para os Estados Unidos e lá condenado a uma longa prisão.

Biografia do Autor

Francesco Guerra, Università degli Studi di Pisa; Universidade Federal de Goiás

Possui doutorado em Discipline filosofiche - Universitá di Pisa (2010). Este doutorado foi reconhecido, em 2017, como doutorado em História na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é pós-doutorando (PNPD-Capes) na Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. Editor Executivo da Revista de Teoria da História. Colaborador estrangeiro no grupo de pesquisa do CNpQ "Fundamentos Teóricos dos Direitos Humanos", da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia da História e História Política alemã do século XIX e XX, História do Tempo presente, História Contemporânea e História das Máfias. Títulos dos projetos de pesquisa: 1)"Droysen, Meinecke e a questão do Machtstaat (Estado de potência)". 2) "Máfias, estudo de casos, historiografia da máfia, comportamento social, aspectos jurídicos" sobre as máfias entre a Itália, a Europa e as Américas 3) "Da tribunalização da política à tribunalização da história: emergências do tempo presente" sobre a judicialização da política e conseqüentemente da história nas últimas décadas, sobretudo na Itália e no Brasil.

Publicado
31-07-2020
Como Citar
Guerra, F. (2020). ENTRE AS MARGENS DO ATLÂNTICO: HISTÓRIA E DIREITO INTERNACIONAL NO TRÂNSITO DE CRIMINOSOS ENTRE A EUROPA E AS AMÉRICAS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX . Revista De Teoria Da História - Journal of Theory of History, 23(1), 126 - 138; 139 . https://doi.org/10.5216/rth.v23i1.64713