AUTORIA FEMININA NEGRA

ENTREVISTA COM MIRIAN CRISTINA DOS SANTOS

Autores

  • Felipe Alves de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Mirian Cristina dos Santos é autora do livro "Intelectuais Negras: prosa negro-brasileira contemporânea", publicado pela editora Malê (2018); Doutora em Letras, Estudos Literários, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Especialista em Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2016), pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Mestra (2010) em Letras, Teoria Literária e Crítica da Cultura, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Bacharela (2008) e graduada (2007) em Letras (Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela mesma instituição. Atualmente trabalha com a escrita de mulheres negras na contemporaneidade, tendo interesse nos seguintes temas: Literatura negro-brasileira; Produções literárias escritas por mulheres; Estudos de gênero; Feminismos; Relações étnico-raciais.

Biografia do Autor

Felipe Alves de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em história pela Universidade Federal de Ouro Preto e membro Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI/UFOP). Iniciei minha carreira docente em 2012, lecionando na rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. De 2013 a 2015, atuei como professor no Programa de Educação em Tempo Integral na cidade de Mariana. Em 2016 ocupei a mesma função na rede estadual de educação de Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte. Em 2017 e 2018, exerci a função de professor substituto pelo Departamento de História da UFOP. Atualmente sou professor da rede privada de educação Possuo interesse nas áreas que versam sobre a História do Movimento Negro no Brasil, Intelectuais Negros(as), Educação e Relações étnicos-raciais (Lei.10.639), Imprensa Negra. 

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA, F. AUTORIA FEMININA NEGRA: ENTREVISTA COM MIRIAN CRISTINA DOS SANTOS. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 22, n. 2, p. 366–369, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/61900. Acesso em: 29 mar. 2024.