FORMAS, MODOS E TEORIAS DO CONHECIMENTO E DA REALIDADE

Autores

  • Raylane Marques Sousa Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Neste ensaio, pretendo discutir sobre algumas questões relacionadas às formas de conhecimento da realidade e à conformidade entre palavras, significados e realidades. As questões que tenciono abordar referem-se às configurações do conhecimento da realidade e aos modos como as palavras e os significados se ligam e se organizam em sistemas de proposições para expressar, valorar, sustentar e destituir realidades, modos esses que me parecem bastante proveitosos para examinar a composição do conhecimento, e também da realidade. Quero mostrar a passagem de uma forma para a outra e, especialmente, o esquema entre palavras e significados para conhecimento das realidades. Tomarei o próprio conhecimento como relativo a um sistema de realidade, e essa realidade do sistema como parte integrante do conhecimento que examina a si mesmo e outras realidades. Considero aqui a realidade como tudo o que acontece, como a totalidade dos fatos, e as formas e os modos de conhecimento dessa realidade como teorias que representam o que acontece. Tudo o mais que eu vier a acrescentar é para demonstrar a constituição dessa realidade.

Biografia do Autor

Raylane Marques Sousa, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS-UnB). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGHIS-UFMG, 2016). Graduada em História, na modalidade licenciatura, pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2013). Foi bolsista do PET - Programa de Educação Tutorial (2011-2013) e do CNPq (2014-2016). É bolsista Capes (2017- ). Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Teoria e Filosofia da História, Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência, História da Historiografia e História das Ideias e Intelectual, com destaque para os seguintes temas: Friedrich Nietzsche e seu contexto intelectual; história do conhecimento histórico; filosofia do conhecimento científico e da vida; teoria, história e filosofia dos conceitos; teorias e filosofias da história; história da historiografia alemã (sécs.19-20); epistemologias e temporalidades. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ludwig Feuerbach (GPLF-UFC), do Grupo de Estudos Marxistas (GEM-UFC) e do Grupo de Leitura Hegel (GLH-UFC), todos cadastrados na plataforma do CNPq. Também é membro da SBTHH - Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (desde 2013).

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

SOUSA, R. M. FORMAS, MODOS E TEORIAS DO CONHECIMENTO E DA REALIDADE. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 22, n. 2, p. 328–342, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/61053. Acesso em: 19 abr. 2024.