MEUS TRAUMAS FREUD NÃO EXPLICA

A ARTE NEGRA COMO ESCRITA DA HISTÓRIA

Autores

Palavras-chave:

arte negra, afrodiáspora, história negra, intelectuais negros, artistas negros

Resumo

O presente trabalho busca, a partir de um elaboração crítica e teórica, entender e localizar o lugar da arte negra para a escrita da história, fundamentada na produção intelectual de artistas negros com produções múltiplas e contemporâneas dentro do contexto da afrodiáspora. A partir de um caráter rememorativo, que só a arte negra é capaz de produzir, e salientando o lugar do trauma, mas não só, a arte negra apresenta-se como lugar de inauguração de um tempo que escapa à construção da história engendrada em tempos fixos e definidos a partir de critérios hegemônicos, construindo um discurso histórico que é subterrâneo, se observado em oposição à uma memória oficial e nacional.

Biografia do Autor

Maria Dolores Sosin Rodriguez, UFBA

Artista interdisciplinar, escritora, poeta, professora e pesquisadora. Doutoranda na linha de Teorias e Críticas da Literatura e da Cultura no PPGLITCULT/ILUFBA; mestra na mesma área, linha e instituição. Atualmente, é professora substituta na área de Artes, Culturas e Contemporaneidade do IHAC/UFBA. Pesquisa e desenvolve trabalhos principalmente dentro dos seguintes temas: epistemologias, intelectualidades e artes negras; teoria e crítica literária e cultural; cultura negra; hierarquias raciais; gênero e raça.

Referências

ALELUIA, Mateus, CD Fogueira Doce, 2017.

BENJAMIN, Walter. O narrador, considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In:

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, v.1. 7 ed. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.

BULBUL, Zózimo. Filme Alma no Olho, 1973.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. 1ª edição. Tradução de Noémia de Sousa: Sá da Costa Editora, 1978.

COATES, Ta-Nehisi. Entre o Mundo e Eu. Tradução Paulo Geiger. 1ª edição. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within: a signifcação sociológica do pensamento feminista negro. Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016.

DAVIS, Angela. Mulheres, Cultura e Política. Tradução Heci Regina Candiani. 1ª Edicão. São Paulo: Boitempo, 2017.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.

FELINTO, Renata; BISPO, Alexandre Araújo. Arte Afro-Brasileira Para Quê?. Revista O Menelick 2º Ato, ano III, edição zero XII, 2017.

FIGUEIREDO, Angela. A Marcha das Mulheres Negras conclama por um novo pacto civilizatório: descolonização das mentes, dos corpos e dos espaços frente às novas faces da colonialidade do poder. In: Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Organizadores Joaze Bernardino-Costa, Nelson Maldonado-Torres, Ramón Grosfoguel. 1ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Editora 34, 2012.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação – Episódios de racismo cotidiano. Tradução Jess Oliveira. 1ª edição. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MELENDI, Maria Angélica. Estratégias da Arte em uma Era de Catástrofes. 1ª edição. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

MOMBAÇA, Jota. O mundo é meu trauma. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 11, página 20 - 25, 2017.

MOORE, Carlos. A África que incomoda: sobre a problematização do legado africano no quotidiano brasileiro. 2ª edição (Revista e ampliada). Belo Horizonte: Nandyala, 2010.

NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 2ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2017.

PAULINO, Rosana. Rosana Paulino: a costura da memória / curadoria Valéria Piccoli, Pedro Nery; textos Juliana Ribeiro da Silva Bevilacqua, Fabiana Lopes, Adriana Dolci Palma - São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.

PEREIRA, Edimilson de Almeira. Entre Orfe(x)u e Exunouveau. 1ª edição. Rio de Janeiro: Azougue, 2017.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma – a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Psic. Clin., Rio de Janeiro, vol.20, n.1, p.65 – 82, 2008.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

SOSIN RODRIGUEZ, M. D. MEUS TRAUMAS FREUD NÃO EXPLICA: A ARTE NEGRA COMO ESCRITA DA HISTÓRIA. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 22, n. 2, p. 18–35, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/60176. Acesso em: 29 mar. 2024.