ESTÉTICA NEGRA E PERIFÉRICA: FILOSOFIA, ARTE E CULTURA

Autores

Palavras-chave:

Arte, Brasil, Cultura, Diáspora, Periferia

Resumo

A África está em nós assim como o Espírito Santo. E não se trata de uma presença insidiosa, mas de algo vigoroso que impregnou do cóccix ao pescoço o estilo de vida dos negros e mestiços no Brasil. Os estudos em questão afirmam que essa presença se fez sentir a partir de três elementos culturais centrais: música, artes do corpo e religião. Coube a esse texto explorar a dimensão musical e artística que, sob a perspectiva desse autor, tornou o negro brasileiro um pensador e protagonista de sua própria história. A música e as artes foram a via para engendrar uma narrativa que o tornou sujeito emancipado. Defendo que por meio dela, uma história sônica e artística se disseminou como filosofia negra nas fímbrias da cultura moderna no circuito do Atlântico sul.
Palavras-chave: Arte; Brasil; Cultura; Diáspora; Periferia.

Biografia do Autor

Amailton Magno Azevedo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Atualmente é Professor do Programa de Estudos Pós Graduados em História e do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Possui graduação (1988), mestrado (2000) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Possui Pós-doutorado pela Universidade do Texas em Austin-EUA (2011), com bolsa Capes. Desenvolveu pesquisa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra como Investigador convidado, em 2015, com auxílio à pesquisa da PUC/SP. Também cumpriu Estágio de Pós-doutoramento na Casa de Las Americas, em Havana, Cuba, em 2018-2019, com auxílio à pesquisa da PUC/SP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África e do Brasil. Publicou o livro "Sambas, Quintais e Arranha-Céus: as micro-áfricas em São Paulo" em 2016 e dezenas de artigos com temáticas relacionadas à música e a cultura negra no Brasil, Cuba e Nigéria. Atua também como músico, tendo um disco gravado com o título ?Mundo Atlântico? de 2004.

Referências

AZEVEDO, Amailton Magno. No Ritmo do Rap: música, sociabilidade e cotidiano dos rappers - São Paulo, 1980-1997. Dissertação de Mestrado, PUC/SP, 2000.

AZEVEDO, Amailton Magno; JOVINO, Saloma Salomão. Os Sons que veem das ruas. In: Rap e Educação, Rap é Educação. São Paulo: Summus Editorial, 1998.

AZEVEDO, Amailton Magno. Oralidade dos Rappers. São Paulo: Projeto História, 1999.

AZEVEDO, Amailton; ANTONACCI, Maria Antonieta M. Diáspora. In: Revista Projeto História. São Paulo, 44, 2012.

AZEVEDO, Amailton Magno. As micro-áfricas em São Paulo: Sambas, Quintais e ArranhaCéus. São Paulo: Olho `água, 2017.

BLOOM, Harold. O Cânone Ocidental, Rio de Janeiro: Objetiva, 1994.

BRAGA, Liliane. África em toda parte: cultura negra é o coração das estéticas das periferias. São Paulo: Revista do Sesc, n.6, dez/2012.

CARLOS, José Ferreira dos Santos. Nem tudo era italiano: São Paulo e Pobreza (1890-1915). 2. ed. São Paulo: Annablume, 2003.

CHEDIAK, Almir. Song book, Gilberto Gil. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1992.

GILROY, PAUL. O Atlântico Negro: Modernidade e Dupla Consciência. Tradução Cid Caipel Moreira. São Paulo: Editora 34, Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, 2001.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade, Tradução Thomaz Tadeu da Silva Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.

Mbiti, John. African Religions and Philosophy. African Writers Series. Heinemann [1969] (1990).

MAGNANI, José Guilherme. A Periferia e a Descoberta de Uma Nova Estética. São Paulo: Revista do Sesc, n. 6, dez/2012.

MAGNANI, José Guilherme. DE PERTO E DE DENTRO: notas para uma etnografia urbana. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 17, n. 49, junho/2002. p. 11-29.

MONGA, Célestin. Niilismo e Negritude: as artes de viver na África. Tradução Estela dos Santos Abreu. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

MUNANGA, Kabengele e GOMES, Nilma Limo. Para Entender o Negro no Brasil de Hoje: História, Realidades, Problemas e Caminhos. São Paulo: Global: Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação, 2006.

PEREIRA, Alexandre Barbosa. Pichando a cidade: apropriações “impróprias” do espaço urbano. In: “Jovens na Metrópole” – 2009 – Editora Terceiro Nome – São Paulo.

RISÉRIO, Antônio. A Utopia Brasileira e os Movimentos Negros. São Paulo: Editora 34, 2007.

SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010

MUNIZ, Sodré. Claros e Escuros: identidade, povo, mídia e cotas no Brasil. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

THORNTON, John. A África e os Africanos: na formação do Mundo Atlântico (1400-1800). Tradução Marisa Rocha Mota. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

MAGNO AZEVEDO, A. ESTÉTICA NEGRA E PERIFÉRICA: FILOSOFIA, ARTE E CULTURA. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 22, n. 2, p. 36–51, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/59887. Acesso em: 25 abr. 2024.