HISTORIOGRAFIA E CINEMA: ENTREVISTA COM WAGNER PINHEIRO PEREIRA

Autores

  • Elbio Roberto Quinta Junior Mestrando em História (Bolsista Capes)
  • Sabrina Costa Braga Mestranda em História (Bolsista Capes)

Resumo

            O Professor Wagner Pinheiro Pereira é um dos grandes nomes no campo da relação entre Cinema e História, sobretudo na área do Cinema e Propaganda nos Regimes de Política de Massas. Com experiência no Brasil e no exterior, o professor possui uma vasta produção sobre temas que circulam entre a Indústria Cultural, Cultura de Mídia na era da Sociedade do Espetáculo e Regimes Autoritários. Atualmente, o Professor Wagner é docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Coordenador Acadêmico da Cátedra José Bonifácio no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/CJB-USP). Ele também é autor do livro “O Poder das Imagens: Cinema e Política nos governos de Adolf Hitler e de Franklin D. Roosevelt (1933-1945)” (PEREIRA, 2012). Nessa entrevista o Professor Wagner Pinheiro Pereira nos brinda com considerações importantes acerca dos aspectos teórico-metodológicos ao se trabalhar com a relação História e Cinema, bem como os desafios de se trabalhar com o Cinema enquanto fonte histórica. Desejamos a todos uma boa leitura. 

Biografia do Autor

Elbio Roberto Quinta Junior, Mestrando em História (Bolsista Capes)

Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2016). Também atua como Revisor e membro do Corpo Editorial da Revista de Teoria da História, da Universidade Federal de Goiás, e como Editor Técnico na Revista Poder & Cultura.

Sabrina Costa Braga, Mestranda em História (Bolsista Capes)

Possui Graduação e Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui experiência na área de História com ênfase em Teoria e Metodologia da História e História Contemporânea. Atua como membro do corpo editorial da Revista de Teoria da História.

Referências

CAPELATO, Maria Helena Rolim.; MORETIN, Eduardo Victorio. (Org.) ; NAPOLITANO, Marcos. (Org.) ; SALIBA, Elias Thomé (Org.) . História e Cinema. A Dimensão Histórica do Audiovisual. São Paulo: Alameda,2007. 392p.

COSTA, Antônio. Compreender o Cinema. Rio de Janeiro: Globo, 1987. 271p.

EISNER, Lotte. A Tela Demoníaca: As Influências de Max Reinhardt e do Expressionismo. São Paulo: Paz e Terra, 2007. 283p.

FERRO, MARC. O Filme: uma contra-análise da sociedade?. In: FERRO, Marc. Cinema e História. São Paulo: Paz e Terra, 2010. p.25-49.

KRACAUER, Siegfried. De Caligari a Hitler: Uma História Psicológica do Cinema Alemão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988. 407p.

KRACAUER, Siegfried. O Ornamento da Massa–Coleção Cinema, Teatro e Modernidade. São Paulo: Cosac Naify, 2009. 384p.

ORTEGA Y GASSET, José. A Rebelião das Massas. Campinas: Vide, 2006. 364p.

PEREIRA, Wagner Pinheiro. 24 de Outubro de 1929: A Quebra da Bolsa de Nova York e a Grande Depressão. 1. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. 103p.

______. O Poder das Imagens: Cinema e Política nos governos de Adolf Hitler e de Franklin D. Roosevelt. São Paulo: Alameda, 2012. 700p.

REICH, Wilhelm. Psicologia das Massas do Fascismo. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

SUBRAHMANYAM, Sanjay. Connected Histories: notes towards a reconfiguration of early modern Eurasia. In: LIEBERMAN, Victor (Ed.). Beyond binary histories. Re?imagining Eurasia to c. 1830.Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1999.

SIGHELE, Scipio. A Multidão Criminosa–Ensaio de Psicologia Coletiva. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1954, 220p.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

JUNIOR, E. R. Q.; BRAGA, S. C. HISTORIOGRAFIA E CINEMA: ENTREVISTA COM WAGNER PINHEIRO PEREIRA. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 289–318, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/50913. Acesso em: 4 maio. 2024.