OLHARES PRA DANÇA: HISTÓRIAS E AFETOS DA DANÇA CÊNICA GOIANIENSE 1970-2000

Autores

  • Luciana Gomes Ribeiro Instituto Federal de Goiás - IFG
  • Valéria Maria Chaves Figueiredo UFG - Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Dança. História da dança, Historiografia, Cartografia, Memória.

Resumo

Este projeto compreendeu a constituição e publicização de uma cartografia da história e da memória da cena artística da dança na cidade de Goiânia, dos traços modernos à contemporaneidade. Um convite para olhar a dança e enxergar suas características e prerrogativas. O recorte foi direcionado às diversas experimentações estéticas que dizem sobre uma parte da dança produzida em Goiânia e emoldurou alguns percursos da dança moderna e contemporânea. O objetivo perpassou o mapear, conhecer e delimitar o campo e a dimensão contextual e artística da dança moderna e contemporânea goiana. Entendeu-se como fundamental reconhecer e conhecer o campo da dança produzida ao longo das décadas e sua importância artística e, assim, elegemos imagens entre a década de 1970 até a primeira década dos anos 2000, e também escolhemos um grupo de pessoas para contar e registrar suas próprias histórias cruzando essas memórias de dança. A metodologia escolhida privilegiou o campo da memória e da oralidade para a constituição dessa cartografia afectual.

Biografia do Autor

Luciana Gomes Ribeiro, Instituto Federal de Goiás - IFG

Professora, pesquisadora, artista e militante da dança. Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (2010), com investigação nas interfaces entre a História e a Dança a partir da constituição da prática artística de dança na cidade de Goiânia. Mestre em Pedagogia do Movimento/Educação Física pela UNICAMP (2003), com pesquisa em Dança, processos de criação. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/IFG, Campus Aparecida de Goiânia - Artes, Licenciatura em Dança onde ministra as disciplinas História da Dança e do Corpo I e II, Estudos de Caso I: dança e sociedade, Estudos de Caso III: dança e mundo do trabalho e Estágio III e IV, que abarcam a 2a fase do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Dança. Coordenadora de área do PIBID-subprojeto Dança, do Campus Aparecida de Goiânia/IFG, 2014-2018, Edital CAPES 2013. Fundadora da casAcorpO, um espaço autônomo que atua como um dispositivo de convergência de profissionais das artes do corpo e do movimento, desde 2013. Criadora do por quá? grupo que dança, que atua na cena artística-cultural desde o ano 2000. Autora do livro Breves danças à margem: explosões estéticas de dança na década de 1980 na cidade de Goiânia, publicado como uma das ações do Projeto Transporquar, projeto de manutenção do por quá? grupo que dança, por meio de edital do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. Membro do Grupo de Pesquisa InComum IFG/CNPq. Membro da Federação de Arte Educadores do Brasil. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança. Integrante do Fórum de Dança de Goiânia.

Valéria Maria Chaves Figueiredo, UFG - Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1988), formação técnica em dança contemporânea e educação somática pela atual Faculdade Angel Vianna (1990). Especializações em educação física adaptada (1994) e recreação e lazer pela Unicamp (1993). Mestrado em Artes pelo IA-Unicamp (1997) e doutorado em educação pela FE- Unicamp (2007). Líder do laboratório de pesquisa interdisciplinar em Arte da Cena - LAPIAC/FEFD/UFG. Membro-fundadora do Fórum de Dança de Goiânia. Editora setorial da revista Pensar a Prática da FEFD/UFG. Coordenadora de estagio e do Pibid/Dança. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Goiás, atua nos cursos de Dança e Teatro, no mestrado em artes da cena na Emac/UFG e desenvolve pesquisas que relacione os processos educacionais e formativos e criação com ênfase nas áreas de arte, educação e escola, história, memória e cultura e os processos interdisciplinares e interartísticos

Referências

AMADO, Janaína. A culpa nossa de cada dia: ética e história oral. Projeto História, SP: v. 15, p. 145?155, 1997.

AMADO, Janaína. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em história oral.Projeto História, SP: v. 14, p. 125-136, 1995.

BENJAMIN, Walter. A Modernidade e os Modernos. RJ: Tempo Brasileiro, 2000.

BENJAMIN, Walter. Magia, Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. SP: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única. SP: Brasiliense, 1995.

BURKE, Peter. Testemunha Ocular. Bauru, SP: EDUSC, p. 88-101. 2004.

CLAMDININ, D. Jean e CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2015.

FERREIRA, Jerusa Pires. Armadilhas da Memória. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2003.

FIGUEIREDO, Valéria Maria Chaves de. Gente em Cena, fragmentos e memórias da dança em Goiás. Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 2007. Tese de Doutorado.

HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva. SP: Vértice, 1990.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 5ª ed., 2003.

LEITE, Miriam M. & VON SIMSON, Olga R. M. Imagem e Linguagem: reflexões de pesquisa In LANG, A. B. da S. G. (org.) Reflexões sobre a Pesquisa Sociológica. São Paulo: CERU, 1999. Coleção textos. Serie 2; n.3.

NEVES, Lucilia. História Oral –Tempo, Identidades. BH: Autêntica, 2006.

PORTELLI, Alessandro. Forma e significado na História Oral. A pesquisa como um experimento em igualdade. Revista do programa de estudos Pós-graduados em História e do departamento de História. PUC/SP. SP, n.14, p.7-25. fev/97.

PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. Revista do programa de estudos Pós-graduados em História e do departamento de História. PUC/SP. SP, n.14, p. 25-39. fev/97.

PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho. Algumas reflexões sobre aética na História Oral. Revista do programa de estudos Pós-graduados em História e do departamento de História. PUC/SP. SP, p. 13-33. 1981.

(CONT.)

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

RIBEIRO, L. G.; FIGUEIREDO, V. M. C. OLHARES PRA DANÇA: HISTÓRIAS E AFETOS DA DANÇA CÊNICA GOIANIENSE 1970-2000. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 116–129, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/50895. Acesso em: 4 maio. 2024.