UM ESTUDO SOBRE AGAMÊMNON DE ÉSQUILO E A PERMANÊNCIA AMEAÇADA DO HERÓI NO SÉCULO V A.C: A VOZ TRÁGICA COMO UMA DAS VOZES DISSONANTES DA HISTÓRIA

Autores

  • Lorena Lopes Da Costa UFMG

Resumo

Em contraste com as outras vozes do século V, a tragédia convida seu leitor a perceber a tensão e a ameaça que rondam a permanência da imagem do herói épico em relação ao papel do guerreiro no século V, sobretudo em função das Guerras Médicas. A tragédia contribui enormemente para essa apreensão da dissonância, exatamente porque ela parte do mito, que é conhecido, para, reimprimindo-o, apontar a diferença. Em Agamêmnon, de Ésquilo, os descompassos em relação à propaganda política e à historiografia explicitam um momento da transformação que altera a rede em que a concepção dos heróis de guerra, de seu sepultamento, de sua lembrança, de seu culto e, finalmente, da política se entretecem.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

DA COSTA, L. L. UM ESTUDO SOBRE AGAMÊMNON DE ÉSQUILO E A PERMANÊNCIA AMEAÇADA DO HERÓI NO SÉCULO V A.C: A VOZ TRÁGICA COMO UMA DAS VOZES DISSONANTES DA HISTÓRIA. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 161–196, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/35122. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

A Escrita da História na Antiguidade