CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO

Autores

  • Éder Cristiano de Souza UNILA

Palavras-chave:

Cinema, Didática da História, Cultura Histórica, Consciência Histórica, Narrativa Histórica

Resumo

O presente artigo tematiza as relações entre cinema e conhecimento histórico, tendo como foco o diálogo com os conceitos de cultura histórica, narrativa histórica e consciência histórica, a partir da contribuição dos teóricos alemães da Didática da História. O intuito deste trabalho é contribuir para o debate sobre a forma como os filmes atingem os espectadores e consolidam pontos de vista, estereótipos e ideologias, que se fundamentam na relação estabelecida com o conhecimento histórico. Essa perspectiva pode ampliar o rol de possibilidades interpretativas sobre as relações entre filmes e história, superando os debates que se restringem a criticar filmes sobre sua validade ou não do ponto de vista dos métodos do historiador. O conceito histórico Nazismo é tomado como foco de análise, para que se possam compreender as reflexões teóricas a partir de um exemplo específico.

Downloads

Publicado

30-12-2015

Como Citar

Souza, Éder C. de. (2015). CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO. Rth |, 12(2), 202–229. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/teoria/article/view/33425