OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história

Autores

  • Wilian Carlos Cipriani Barom UEPG

Resumo

Realizamos um estudo em 24 dissertações e 10 teses (2001 a 2009), na intenção de identificar o impacto da Teoria da História de Jörn Rüsen sobre as pesquisas brasileiras, em especial, as que versam diretamente sobre o ensino da história. Realizamos uma análise interna e externa às obras. Observamos as particularidades no trato da teoria, como também os movimentos externos que envolvem as pessoas em sociedade no processo de construção científica. Acreditamos contribuir no processo de instituição da área da Didática da História ao dar visibilidade aos trabalhos produzidos, grupos existentes, formas de abordagens da teoria rüseniana, estabelecer uma cronologia da produção, uma cartografia geográfica, como também indicar os possíveis micro-campos que estão se formando.

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

Barom, W. C. C. (2014). OS MICRO CAMPOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: A teoria da História de Jörn Rüsen, pesquisas acadêmicas e o ensino da história. Rth |, 12(2), 15–67. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/teoria/article/view/33419