CARISMA E DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO CONCEITO WEBERIANO DE CARISMA E SUA EFETIVAÇÃO HISTÓRICA NOS ESTUDOS DE RELIGIÃO

Autores

  • Robson Rodrigues Gomes Filho

Palavras-chave:

Carisma, tipologia, religião, Max Weber, conceito.

Resumo

Visto que o conceito de “carisma” ainda possui verdadeiros “pontos cegos”, especialmente noque tange sua natureza e substância, e que, dada a complexidade de conceituação esistematização daquilo que se acostumou chamar de “líder carismático”, não é raro nosdepararmos com pesquisas que em muito se utilizam de tais termos sem, no entanto, se ateremà sua dimensão teórica e conceitual. Não obstante, sua importância do ponto de vista datransformação histórica revela-nos a necessidade de aprofundamento e sofisticação nosestudos históricos e sociológicos sobre o tema, tanto do ponto de vista teórico, quanto em suautilização como ferramenta de análise. Face a isso, o presente artigo tem por objetivo analisaro conceito de “carisma” na obra de Max Weber, especialmente do ponto de vista de suapresença e validade nas tipologias de agentes religiosos, visando mostrar a importância de taistipologias nos estudos de religião, bem como a importância do conceito de “carisma” parauma perspectiva propriamente histórica do fenômeno religioso.

Downloads

Publicado

2014-06-04

Como Citar

GOMES FILHO, R. R. CARISMA E DOMINAÇÃO CARISMÁTICA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO CONCEITO WEBERIANO DE CARISMA E SUA EFETIVAÇÃO HISTÓRICA NOS ESTUDOS DE RELIGIÃO. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 238–257, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/30193. Acesso em: 27 abr. 2024.