Sobre a Revista

O periódico eletrônico Revista de Teoria da História [rth] [ISSN 2175- 5892], criado em 2009, é uma publicação oficial vinculada à Faculdade de História e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás [UFG]. A [rth] também é associada à Sociedade Brasileira de Teoria da História e História da Historiografia [SBTHH] e à International Network for Theory of History [INTH]. No ano de 2013, a [rth] foi classificada com o estrato B2 pelo portal Webqualis.

Preocupada com as questões próprias da Teoria da História, a Revista objetiva a produção de mais um foro para o debate científico como local de discussão de temas atuais que fomentem a reflexão sobre o que fazem os historiadores quando fazem história hoje.

A [rth] está indexada em

Foco e Escopo

A Revista de Teoria da História [rth] representa um esforço de produção de mais um foro para o debate científico e como local de discussão de temas atuais que fomentem a reflexão sobre o que fazem os historiadores quando fazem história hoje. A partir desse intento original reunimos um Conselho Editorial e Científico que possa dar conta da crescente produção em torno do campo da teoria da história, agregando a produção de diversas instituições dentro e fora do Brasil. Trata-se, desse modo, de possibilitar o debate sobre a história no início do século XXI.

O escopo da [rth] compreende estudos nas seguintes áreas

Teoria da História; Filosofia da História; História da Historiografia; Metodologia da História; História Intelectual; História das Ideias e dos Conceitos; História das Ciências; Áreas afins

Periodicidade

A Revista de Teoria da História [rth] possui periodicidade semestral.

Processo de Avaliação Cega por Pares

Os textos enviados à Revista de Teoria da História [rth] serão submetidos a avaliação, sem identificação autoral, por, pelo menos, dois pareceristas designados pelo Conselho Editorial. Essa norma aplica-se, inclusive, aos artigos/resenhas encomendados pelos Editores Executivos ou Conselho Editorial.

Os pareceristas serão membros do Conselho Editorial e do Conselho Científico ou especialistas sugeridos pelo Conselho Editorial. Os autores receberão os pareceres emitidos com a devida omissão dos seus respectivos avaliadores. Todos os pareceres são arquivados pela Revista.

Verificação de plágio

Os textos publicados pela Revista de Teoria da História [rth] são precedentemente submetidos ao controle de plágio mediante o uso do software CopySpider.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento (Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License).

Regimento

Faça aqui o download do regimento aprovado pelo Conselho Executivo da [rth].