RTH: Fronteiras epistemológicas

Série editorial RTH: Fronteiras epistemológicas

 

A Revista de Teoria da História, criada em 2009, é um periódico eletrônico que se volta a questões próprias da Teoria da História e que tem por objetivo fomentar o debate científico e ser, assim, local de discussão de temas atuais que estimulem a reflexão sobre o que fazem os historiadores quando fazem história.

Para além dos dois volumes publicados pela Revista, planejamos editar pelo menos um livro ao longo do ano, em formato e-book e com acesso livre, com a finalidade de reunir resultados de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores de diversas universidades do Brasil, destacando a produção brasileira recente. Nesta série pretendemos expandir o alcance da Revista e explorar temas no campo da história da historiografia e teoria da história que ainda não são tratados de maneira substantiva, além de oferecer, junto à editora, um trabalho de editoração com rigor acadêmico a valores acessíveis.

Assim, esperamos que as edições trabalhem com assuntos que tencionem as fronteiras disciplinares e elaborem diálogos no interior de temáticas com um estatuto marginal na identidade disciplinar da história da historiografia e teoria da história.

Sendo assim, solicitamos aos interessados que se atentem ao exposto abaixo:

- Os livros serão disponibilizados gratuitamente no site da editora;
- A titulação mínima para publicação na série é graduação (em História ou áreas afins);
- As chamadas são abertas e as propostas serão analisadas pelos organizadores dos livros;
- As propostas serão aceitas caso se encaixem no escopo da RTH, no tema do livro em questão e estejam de acordo com as diretrizes para publicação;
- Cada autor é responsável pela revisão ortográfica do seu próprio texto;
- As chamadas serão divulgadas com seus respectivos cronogramas;
- Os autores são responsáveis por realizar o pagamento da publicação dentro do prazo estipulado no cronograma.

Normas para publicação:

O manuscrito do livro deverá ser submetido em um único arquivo, formatado de acordo com as normas da ABNT, obedecendo às seguintes especificidades:

- Formato doc ou docx;
- As margens devem estar definidas em esquerda e direita 3 cm, superior e inferior em 2 cm;
- A fonte padrão é Times New Roman no tamanho 12 regular para o corpo do texto, 14 em caixa alta para os títulos, e tamanho 10 para as notas de rodapé;
- As páginas deverão estar numeradas (canto superior direito);
- As referências deverão vir nas notas de rodapé e também na bibliografia ao fim do texto.