Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Atualizado em 13/04/2021 - Versão para publicações a partir do Volume 3:

- Todos os textos enviados a esta revista devem ser inéditos e redigidos em português, espanhol ou inglês. Também poderão ser aceitos textos que traduzem, para o português ou para o inglês, publicações internacionais de grande relevância com a devida autorização do(s) autor(es).

 

- Não serão aceitos artigos que já tenham sido publicados em partes ou totalmente em outros periódicos ou em Anais de eventos.

 

- Quantidade de submissões: a política editorial limita o número de envio de artigos, por autor, a uma submissão ao ano, independentemente de sua posição na autoria.

 

- No ato da submissão, o(s) autor(es) devem fazer upload no sistema da revista, dos seguintes arquivos separadamente:

 

1 – Um documento composto em Word para Windows com o artigo completo sem identificação da autoria;

 

2 - Um documento composto em Word para Windows com a identificação dos autores, contendo:

  1. o(s) nome do(s) autor(es);
  2. ORCID (Obrigatório);
  3. filiação institucional (Instituição, Estado, País) na língua em que o texto foi redigido;
  4. resumo da biografia na língua em que o texto foi redigido;
  5. endereço profissional; e
  6. e-mail;

 

Exemplos:

 

José Araújo Ferreira

Universidade do Centro-Oeste, Goiás, Brasil

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-1111-1111

Doutor em Geografia pela Universidade do Centro-Oeste, mestre em Ensino-Aprendizagem pelo Centro Sul e graduado em Geografia pela Universidade da floresta. Atualmente é professor efetivo da Universidade do Centro-Oeste, onde também atua no Programa de Pós-Graduação...

Avenida Brasil, 674, Cep: 74650-310, Campos do Norte.

E-mail: ferreira2018@email.com 

 

Joseph Taylor Smith

University of Oxford, Oxfordshire, Inglaterra

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-1111-1111

PhD in Geography from the University of Oxford, Master in Teaching and Learning from the University of Cambridge and graduated in Geography from the University of Cambridge. He is currently an effective professor at the University of Oxford, where he also works in the Graduate Program ...

Oxford OX1 2JD, Reino Unido.

E-mail: smithjoseph@email.com 

 

3 - Uma declaração (com extensão .pdf) elaborada por profissionais especializados que garanta a revisão textual do artigo;

 

4 – Uma ou mais declarações (com extensão .pdf)  de traduções do título e do resumo elaborados e assinados por tradutor(es) profissional(is).

 

- Os textos devem ser apresentados com extensão mínima de 4.000 palavras e máxima de 7.000 palavras, com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm, em formato A-4 (210x297mm)  e enviados por meio eletrônico através do site da revista, para isso é necessário cadastrar-se como autor através do site (www.revistas.ufg.br/signos) e, após o cadastro, clicar no botão “Enviar submissão”. No ato do cadastro é de suma importância preencher o campo “Orcid Id” de todos os autores do artigo.

 

- Os textos devem ser compostos em Word para Windows, utilizando-se a fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaço entrelinhas de 1,5.

 

- A parte inicial do texto deve conter o título na língua original (em letras maiúsculas), e traduzido para duas outras línguas (inglês, francês, espanhol ou português, se essa não for a língua original).

 

 

- O texto deve ser acompanhado de resumo na língua original e também traduzido para duas outras línguas (as mesmas utilizadas na tradução do título) com um máximo de 250 palavras. É aconselhável que o resumo apresente o objetivo, a abordagem, a metodologia, os resultados e as conclusões em um único parágrafo.

 

- É necessária atenção com a exata correção das traduções. Caso isso não seja cumprido, o artigo não será elegível para publicação.

 

- Após o resumo devem ser listadas de 3 a 5 palavras-chave, que identifiquem o conteúdo do texto, separadas por vírgula. Quando possível, utilizar palavras-chave que não constem no título para ampliar a busca futura pelos assuntos tratados no artigo.

 

A Revista aceita artigos com, no máximo, quatro (04) autores. A co-autoria implica em participação direta em todas as fases da produção (coleta e interpretação de dados, análise literária, produção de texto e revisão).

 

- A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos alinhados à esquerda e em negrito. As seções podem ser subintituladas livremente pelos autores, porém, é importante ser possível identificar nos textos, os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa, os resultados e análises alcançadas, bem como introdução e considerações finais.

 

- As notas de rodapé deverão ser usadas quando estritamente necessárias, excluindo o seu uso para referências bibliográficas. Devem ter no máximo 3 linhas, redigidas em fonte tamanho 10, espaçamento de linhas simples..

 

- As transcrições de entrevistas, discursos, etc. devem ser colocadas entre aspas.

 

- As citações e referências bibliográficas seguirão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 6023:2018).

 

- As Referências devem conter somente aquelas citadas no texto, contendo os elementos essenciais conforme os exemplos a seguir e deverão constar ao final do texto, com o destaque da obra consulta em itálico, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, espaçamento entre linhas simples, com uma linha em branco entre cada uma delas.

 

- Não utilizar traços (underlines) para indicar a repetição do nome do autor na lista de referências, sendo necessário, nesses casos, repetir o nome do autor.

 

- Os nomes dos autores devem ser redigidos por extenso. Não usar abreviações.

 

- Demais dúvidas quanto às referências devem ser observadas de acordo com a NBR-6023:2018 da ABNT.

 

Exemplos:

 

Livro

 

SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação.

 

Capítulo de livro

 

SOBRENOME, Nomes (do(s) autor(es) do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. página inicial – página final do capítulo.

 

Artigo

 

SOBRENOME, Nomes. Título do artigo. Nome do periódico, Local de Edição, v. x, n. x, p. xx-xx, meses (se houver). Ano.

 

ou

 

SOBRENOME, Nomes. Título do artigo. Nome do periódico, Local de Edição, v. x, n. x, p. xx-xx, meses (se houver). Ano. Disponível em: www.site.com.br. Acesso em: Dia, mês, ano.

 

 

Tese/Dissertação

 

SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Data de publicação. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa.

ou

 

SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Data de publicação.  Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa. Disponível em: www.site.com.br. Acesso em: Dia, mês, ano.

Parte de Evento

 

SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais, Proceedings... Local de edição: Editora, data. página inicial-final do trabalho.

 

ou

 

SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais, Proceedings... Local de edição: Editora, data. página inicial-final do trabalho. Disponível em: www.site.com.br. Acesso em: Dia, mês, ano.

 

Legislação

JURISDIÇÃO (PAÍS, ESTADO, MUNICÍPIO). Título da lei. Ementa. Local: Órgão ou instituição responsável pela legislação, data.

ou

JURISDIÇÃO (PAÍS, ESTADO, MUNICÍPIO). Título da lei. Ementa. Local: Órgão ou instituição responsável pela legislação, data. Disponível em: www.site.com.br. Acesso em: Dia, mês, ano.

Filme

 

 

NOME DO FILME. Nome do diretor e/ou produtor. Local: Editora, produtora ou distribuidora, Ano. Formato (xxx min.).

 

 

Obra de arte

 

SOBRENOME, Nome. Título da obra. Ano. Tipo da obra, Dimensões em cm.

 

- As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto (sem destaque) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo de 4 cm (sem aspas nem destaques) com fonte tamanho 11 e espaçamento de linhas simples.

 

- As citações em língua estrangeira devem ser apresentadas já traduzidas, sendo necessário inclur, após a devida referência, a expressão “tradução nossa”. O trecho citado em seu idioma original pode ou não ser inserido em nota de rodapé, a critério do autor.

 

- De acordo com a NBR-10520:2002 da ABNT, as Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parênteses (SOUZA, 2006, p.50) e em minúsculas quando inseridas na frase: Segundo Souza (2006, p.50).

 

- Sobre ilustrações: Seguir a orientação da (NBR 14.724: 2011): “Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver)”.

As ilustrações devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O título da ilustração e sua fonte devem ser apresentados em tamanho 11 e espaçamento entre linhas simples.

 

 Instruções gerais

 

  • Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Signos Geográficos - Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, devendo abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
  • Os originais serão apreciados pelos Conselhos Editorial e Científico, que poderão aceitar, recusar ou devolver o original ao(s) autor(es) com sugestões de alterações. Os artigos terão o(s) nome(s) do(s) autor(es) retirados e serão enviados aos pareceristas, cujos nomes permanecerão em sigilo.
  • Signos Geográficos - Boletim NEPEG de Ensino de Geografiadisponibilizará os artigos para consulta e reprodução em seu site, com a devida indicação da obrigatoriedade de citação da fonte. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância dos Conselhos Editorial e Científico.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.