Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Atualizado em 22/01/2020 - Versão para publicações a partir do Volume 2:

- Todos os textos enviados a esta revista devem ser inéditos e redigidos em português, espanhol ou inglês. Também poderão ser aceitos textos que traduzem, para o português ou para o inglês, publicações internacionais de grande relevância com a devida autorização do(s) autor(es). Não serão aceitos artigos que já tenham sido publicados em partes ou totalmente em outros periódicos ou em Anais de eventos.

- Os textos devem ser apresentados com extensão mínima de 4.000 palavras e máxima de 7.000 palavras, com margens direita e esquerda de 3 cm e superior e inferior de 2 cm, em formato A-4 (210x297mm)  e enviados por meio eletrônico através do site da revista, para isso é necessário cadastrar-se como autor através do site (www.revistas.ufg.br/signos) e, após o cadastro, clicar no botão “Enviar submissão”. No ato do cadastro é de suma importância preencher o campo “Orcid Id” de todos os autores do artigo.

- Os textos devem ser compostos em Word para Windows, utilizando-se a fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaço entrelinhas de 1,5.

- A parte inicial do texto deve conter o título na língua original (em letras maiúsculas), e traduzido para duas outras línguas (inglês, francês, espanhol ou português, se essa não for a língua original).

- Após o título, o nome do(s) autor(es), seguido da filiação institucional e e-mail.

- O texto deve ser acompanhado de resumo na língua original e também traduzido para duas outras línguas (as mesmas utilizadas na tradução do título) com um máximo de 200 palavras em espaço simples, e uma relação de 3 ou 4 palavras-chave, que identifiquem o conteúdo do texto, separadas por vírgula.

- A Revista aceita artigos com, no máximo, três (03) autores. A co-autoria implica em participação direta em todas as fases da produção (coleta e interpretação de dados, análise literária, produção de texto e revisão). Esta revista não publica trabalhos integrais ou que contenha partes publicadas em Anais de eventos de qualquer natureza.

- É necessária atenção com a exata correção das traduções. Caso isso não seja cumprido, o artigo não será elegível para publicação.

- A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas e com subtítulos alinhados à esquerda e em negrito. É essencial conter introdução e conclusão ou considerações finais. Recomenda-se realizar a revisão textual do artigo por profissionais especializados.

- Caso o artigo seja aprovado, o Conselho Editorial solicitará o envio de declaração de revisão do texto integral elaborada por revisor profissional e de declaração de traduções do título e do resumo elaborados e assinados por tradutor(a) profissional.

- As notas de rodapé deverão ser usadas quando extremamente necessárias, excluindo o seu uso para referências bibliográficas.

- As citações e referências bibliográficas seguirão as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

- As Referências devem conter somente aquelas citadas no texto, completas, e deverão constar ao final do texto, com o título da obra consulta em itálico, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, espaçamento entre linhas simples, com uma linha em branco entre cada uma delas. Demais dúvidas quanto às referências devem ser observadas de acordo com a NBR-6023:2002 da ABNT.

Livro

 

SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação.

 

Capítulo de livro

 

SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. página inicial – página final do capítulo.

 

Artigo

 

SOBRENOME, Nomes. Título do artigo. Nome do periódico, Local de Edição, v. x, n. x, p. xx-xx, meses (se houver). Ano.

ou

SOBRENOME, Nomes. Título do artigo. Nome do periódico, Local de Edição, v. x, n. x, p. xx-xx, meses (se houver). Ano. Disponível em: <www.site.com.br>. Acesso em: Dia, mês, ano.

 

Tese/Dissertação

 

SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Data de publicação. Nr. de f. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa.

 

Evento

 

SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais, Proceedings... Local de edição: Editora, data. página inicial-final do trabalho.

 

Filme

Exemplo:

CIDADE de Deus. Direção de Fernando Meirelles. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2002. 1 DVD (130 min.).

 

Obra de arte

Exemplo:

MATTOS, M. D. Paisagem-Quatro Barras. 1987. 1 original de arte, óleo sobre tela, 40 cm x 50 cm.

 

- As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto (sem destaque) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo de 4 cm (sem aspas nem destaques) com fonte tamanho 10 e espaçamento de linhas simples.

- De acordo com a NBR-10520:2001 da ABNT, as Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parêntesis (SOUZA, 2006, p.50) e em minúsculas quando inseridas na frase: Segundo Souza (2006, p.50).

- As ilustrações (figuras, tabelas etc.) devem ser enviadas no corpo do texto (formatos JPG, TIF ou CDR), coloridas ou em preto e branco. As dimensões máximas, incluindo legenda e título, são as do formato A-4. Imagens, fotografias, Gráficos e Mapas devem ser intitulados como "Figuras" na parte inferior da imagem, seguidas da fonte da ilustração. Fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples. Caso a figura seja uma fotografia do(a) próprio(a) autor(a) do artigo, deve constar a fonte como "fotografia do(a) autor(a)" seguida do ano entre parêntese.

 - No final do trabalho, após as referências bibliográficas, deve conter informações referentes à formação, filiação institucional do(s) autor(es) (por extenso e de forma completa, conforme exemplo a seguir) e endereços postal e eletrônico.

Exemplo:

José Araújo Ferreira

Doutor em Geografia pela Universidade do Norte, mestre em Ensino-Aprendizagem pelo Centro Sul e graduado em Geografia pela Universidade da floresta. Atualmente é professor efetivo do Centro Universitário do Norte, onde também atua no Programa de Pós-Graduação...

Avenida Brasil, 674, Cep: 74650-310, Campos do Norte.

E-mail: ferreira2018@email.com 

Instruções gerais

  • Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Signos Geográficos - Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, devendo abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
  • Os originais serão apreciados pelos Conselhos Editorial e Científico, que poderão aceitar, recusar ou devolver o original ao(s) autor(es) com sugestões de alterações. Os artigos terão o(s) nome(s) do(s) autor(es) retirados e serão enviados aos pareceristas, cujos nomes permanecerão em sigilo.
  • O Signos Geográficos - Boletim NEPEG de Ensino de Geografia disponibilizará os artigos para consulta e reprodução em seu site, com a devida indicação da obrigatoriedade de citação da fonte. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não implicando, necessariamente, na concordância dos Conselhos Editorial e Científico.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.