O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor"
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1.5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Publicação do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Música

Escola de Música e Artes Cênicas da UFG

ISSN 1676-3939 (print), ISSN 2317-6776 (online)
Indexadores: Rilm, EBSCO e Arts & Humanity Index
Classificação CAPES: Qualis A2
www.revistas.ufg.br/musica

A Revista Música Hodie fomenta a produção e publicação de pesquisa na área da música de âmbito nacional e internacional. Não exclusivamente, serão especialmente consideradas propostas de artigos originais de tópicos relacionados à musicologia, performance musical, composição, música e educação, música brasileira, novos gêneros musicais, música e tecnologia, e música na contemporaneidade

Normas para envio de artigos e resumos para publicação

  1. Os artigos, além de inéditos, devem abordar um tema relacionado àqueles mencionados acima como objetivos da publicação. Os textos podem estar redigidos em português, inglês ou espanhol e devem ser apresentados no editor de texto e salvos como arquivo .DOC ou .RTF em fonte Times New Roman.

 

No documento enviado para submissão devem ser omitidas referências à autoria, seja no espaço autoral, ou nas citações no corpo do texto ou nas referências bibliográficas, para que os pareceristas possam fazer a avaliação de forma isenta. Enquanto objeto de avaliação, o texto circulará entre editor e avaliadores através de código associado ao cadastro do proponente, revelado somente na fase de publicação.

 

  1. O texto a ser publicado como artigo deverá ter entre 7 e 20 páginas (incluindo resumo, abstract, exemplos, notas e referências bibliográficas), e deverá ser apresentado em fonte Times New Roman tamanho 12 e espaço 1,5; exceções serão apreciadas pelo Conselho Editorial.

 

  1. Para a SEÇÃO ARTIGOS será exigido um resumo com cerca de 100 palavras (tamanho 10, espaço simples), e indicação de palavras-chave (de três a seis) que devem ser apresentadas no início do texto na língua utilizada no artigo, seguido do title, abstract e keywords, para os trabalhos em português e espanhol. (OBS: os trabalhos redigidos em inglês ou espanhol devem apresentar o título, resumo e palavras-chave em português logo após o título, resumo e palavras-chave das línguas originais). 

 

  1. Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como figura com resolução baixa para internet (.jpg 72dpi), numerados e acompanhados de legenda explicativa clara e objetiva de no máximo 3 linhas em fonte Times New Roman tamanho 10, espaço simples, e devem também ser enviados em arquivos de imagem (.tiff ou .jpeg) separados com resolução de 300 dpi.

 

  1. As notas de texto deverão ser colocadas no final do texto (como endnotes).

 

  1. As normas de formatação devem estar conforme o detalhamento abaixo. O que não estiver previsto abaixo deve seguir as normas da ABNT;

 

  1. Para a SEÇÃO RESENHAS devem ser apresentados textos de 800 a 1200 acompanhados de imagem em jpg (300 dpi) do item resenhado (Partitura, CD, DVD, Livro, etc.), ficha técnica do item (autor, intérprete, editora, gravadora, ano, duração, no páginas, preço, site, etc.). O autor deve enviar também um texto de ca. 150 palavras com sua biografia. A seção Resenha é facultativa em cada número e avaliada pelo editor, ouvidos membros do Conselho Consultivo sempre que necessário.

 

  1. As propostas devem ser enviados pelo portal de periódicos da UFG: www.revistas.ufg.br/musica

 

  1. O conteúdo dos textos publicados, bem como a veracidade das informações neles fornecidas, são de inteira responsabilidade dos autores e não expressam a opinião dos editores ou da equipe editorial de Música Hodie. A aprovação do artigo ou resenha é de inteira responsabilidade do Conselho Editorial, ouvidos o Conselho Consultivo e os consultores ad-hoc.

 

Normas para formatação / Formatting Guidelines

 

Somente as obras citadas no corpo do artigo. Devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento justificado e seguindo as normas da ABNT/2000 (NBR 6023) e do Manual da PRPPG (Cegraf, 2005), abaixo exemplificadas. Fonte Times New Roman, tamanho 12. PapelA4. Margens: direita 2,0 cm; esquerda 3,0 cm, superior 3,0 cm e inferior 2,0 cm.

 

Livros/ Books

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Número de páginas.

MEYER, Leonard B. Music, the Arts, and Ideas: patterns and predictions in twentieth-century culture. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1994. 235p.

COHEN, Louis; MANION, Laurence. Research Methods in Education. 4. ed. London: Routledge, 1994. 298p.

 

Partes de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.) / Chapters

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Parte da Obra. Título da parte. In: SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Obra. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Capítulo ou páginas inicial-final da parte.

 

WEBSTER, Peter. R. Research on Creative Thinking in music: the assessment literature. In: COLWELL, Richard (Ed.). Handbook of Research on Music Teaching and Learning. New York: Schirmer Books, 1992. p. 266-280.

 

Artigos em periódicos / Journals

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Artigo. Título do Artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

LOANE, Brian. Thinking About Children’s Compositions. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3, p. 205-231, 1984.

 

Trabalhos em anais de eventos científicos / Papers in proceedings os scientific events

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.

DELALANDE, François. A Criança do Sonoro ao Musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 8., 1999, Curitiba. Anais... Salvador: ABEM, 2000. p.48-51.

 

Dissertações e Teses / Dissertations and Thesis

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do Trabalho, ano da defesa, Instituição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Numero de páginas.

PRESGRAVE, Fábio S. Aspectos da Música Brasileira Atual: violoncelo. Tese de Doutorado. Instituto de Artes da Universidade de Campinas, 2008. Campinas: UNICAMP, 2008. 247p.

 

Partituras publicadas / Published scores

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Obra. Identificação. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

MOZART, Wolfgang Amadeus. Don Giovanni. Libreto por Lorenzo da Ponte com versão em inglês de W. H. Auden e Chester Kallman. New York: G. Schimer, 1961.

 

Partituras não publicadas / Unpublished scores

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Obra. Identificação. Local de publicação: informação sobre o tipo de registro gráfico da obra (informar o editor e ano da edição, se houver), ano da composição.

VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Casulo. Para violoncelo, piano e soprano. Partitura. São Paulo: manuscrito, 1992.

CUNHA, Estércio Marquez. Movimento para Contrabaixo e Orquestra. Partitura. Goiânia: Finale (ed. Sonia Ray, 2003), 2000.

 

Gravações / Recordings

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Gravação. Tipo de gravação. CD número de série (ou informe a origem da gravação. Ex: independente, caseira). Identificação da Gravadora [se houver], ano [obrigatório. Se incerto, acrescente uma interrogação no último dígito. Ex: 198?].

EVORA, Cesaria. Café Atlantico. CD 74321678022. BMG Brasil, 1999.

 

Vídeo / Video

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do Video. Produção (direção, regência...) de Nome do Responsável. Tipo de fita, duração da gravação. Local de publicação: Editora ou Gravadora, ano de publicação.

PERLMAN, Itzak. Itzak Perlman: in my case music. Produzido e dirigido por Tony DeNonno. Videocassete, 10 min. New York: DeNonno Pix, 1985]

 

Entrevistas não publicadas / Unpublished interviews

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Entrevista de Nome e Sobrenome do entrevistador em data da entrevista. Cidade. Tipo de registro. Local.

NORMAN, Jesse. Entrevista de José da Silva em 20 de novembro de 1998. Chicago. Gravação em cassete. Chicago Symphony Hall.

 

Trabalhos on-line / Papers on-line

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento., ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho. Disponível em <endereço do sítio> . Data do acesso.

ARRENECHEA, L. Homenagens Pianisticas de Camargo Guarnieri: um estudo de intertextualidade. In: CONGRESSO DA ASSOC. NAC. DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 19., 2010, Curitiba. Anais... Goiânia, 2009, 627-629. Disponível em <http://www.anppom.com.br/anais/

anaiscongresso_anppom_2009/VII_Performance.pdf>. Acesso em 26 jun 2012.

 

Outras fontes pesquisadas na rede / Other on-line sources

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. Disponível em <endereço do sítio> . Data do acesso.

ONOFRE, Cíntia C. de. Música por Computador: novas possibilidades de criação e profissionalização. Disponível em <http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/am625_2003/Cintia_artigo.html>. Acesso em 14 ago 2004.

 

Notas no corpo do texto com citação direta / Direct citations

Sobrenome (ano de publicação, página) - Neste caso a citação deve vir com aspas e traduzida (se em língua estrangeira)

De acordo com Silva (2005, p. 47), “o fazer musical está associado...”

“O fazer musical está associado...”, afirma Silva (2005, p. 47).

Quando a citação direta é acima de 3 linhas, destaca-se os palavras citadas com um espaço duplo antes e depois do texto citado, em fonte Times, tamanho 10. Não se usa aspas e inclui-se o número de página ao final da citação.

De acordo com Cardassi (2000, p. 257),

O resultado final de um recital depende de como ele foi concebido e de toda a preparação a que o músico se submeteu, às vezes durante meses. A escolha do repertório, a ordem de execução das peças, e cada item relacionado à produção e divulgação do evento pode funcionar a favor ou contra o músico. É fundamental que o intérprete mantenha-se atento aos detalhes.

 

Notas no corpo do texto com citação indireta / Indirect citations

(SOBRENOME, ano de publicação. Página de onde foi tirada a citação)

A música de câmera tem recebido significativa atenção de pesquisadores na área de psicologia da performance nos últimos cinco anos. (SILVA, 2005, p. 236)

Quando nome do autor está fora dos parênteses: …Sobrenome (ano, p. x)

De acordo com Silva (2005, p. 236), a música de câmera tem recebido significativa atenção de pesquisadores na área de psicologia da performance nos últimos cinco anos.

 

 

Etapas na avaliação de textos submetidos para Música Hodie

 

  1. Triagem pelo editor que verificará a pertinência do conteúdo e a adequação do texto às normas editoriais de Música Hodie;
  2. Envio do texto aprovado na triagem a dois pareceristas ad-hoc;
  3. Envio do texto a um terceiro parecerista, caso haja empate nas decisões dos primeiros consultados;
  4. Notificação ao autor sobre o resultado das avaliações;
  5. Retorno do texto aprovado para o autor para revisão e possíveis modificações sugeridas pelos pareceristas e pelo editor;
  6. Aprovação final do texto pelo editor que informa o autor da previsão de disponibilização da publicação;
  7. Prazo estimado a partir do recebimento do texto até a aprovação final: 90 dias. Importante: a data de recebimento será a data em que o autor entregar o texto totalmente dentro das normas de formatação e conteúdo exigidos nas normas da revista; a data de aprovação será a data em que o autor devolver o texto revisado de acordo com as orientações dos pareceristas e editores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.