O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo está de acordo com o tema da chamada atualmente aberta (este critério não se aplica a resenhas);

    No momento, a revista está recebendo submissões apenas para chamadas com temáticas específicas. Caso o artigo não esteja de acordo com a ementa da chamada em aberto, a submissão será arquivada.

  • A contribuição é original, inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

    Trabalhos submetidos à revista passarão por uma rigorosa análise de plágio. A Inter-Ação se reserva o direito de rejeitar artigos que contenham plágio ou significativo auto-plágio (aproveitamento de trabalhos anteriores do(a) mesmo(a) autor(a) publicados em outros periódicos e sem a devida referência);

  • O arquivo para submissão está em formato Word (‘exemplo.doc’) e não ultrapassa 4MB;

  • Todos os links no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar;

  • O texto está formatado com fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento entre linhas 1.5, e margens de 1.18 inches (3 cm) em todos os lados;

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. Submissões que não atenderem aos itens abaixo poderão ser imediatamente arquivadas.

    • Título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol;
    • Número máximo de páginas;
    • Normas para citação no corpo do trabalho;
    • Normas para referências bibliográficas.
  • O arquivo Word não contém identificação de autoria.

    Para retirar a identificação, abra o arquivo no Word, clique no botão office > preparar > inspecionar documento. Selecione apenas a opção "Propriedades do documento e informações pessoais" e inspecione; caso o programa encontre informações, clique em "remover tudo").

    Esse procedimento garante o critério de sigilo da revista. As informações referentes a autoria devem constar apenas no Sistema Eletrônico da Revista Inter Ação na parte referente ao preenchimento dos metadados;

  • Os metadados (terceiro passo da submissão) serão, necessariamente, preenchidos com:

    • Os nomes dos(as) autores(as). Não é permitida a inclusão de nomes posteriormente
    • Para cada autor(a): instituição/afiliação e resumo da biografia (exemplo: última formação, linha de pesquisa e temas de interesse);
    • Palavras-chave (mínimo três, máximo cinco);
  • Meu perfil no sistema (menu superior, opção "página do usuário", e "editar meu perfil") está atualizado com os dados a seguir:

    • E-mail;
    • Telefone;
    • Endereço.
  • Deverá ser informado para qual edição a submissão é destinada, inserindo o nome do dossiê, no campo COMENTÁRIOS PARA O EDITOR ao final deste formulário.

Diretrizes para Autores

A revista Inter-Ação aceita para publicação artigos, ensaios, resenhas e outros textos acadêmicos (conferência, entrevista, palestra etc.) inéditos, escritos em português ou em outras línguas, resultantes de estudos teóricos e pesquisas que incidem na produção do conhecimento sobre a educação, abrangendo, principalmente, as seguintes temáticas ou linhas de pesquisa: Cultura e processos educacionais; Educação, trabalho e movimentos sociais; Estado, políticas e história da educação; Formação, profissionalização docente, práticas educativas; e Fundamentos dos processos educativos.

Uma vez atendida a condição de que os autores proponentes não tenham publicado nos três últimos números deste periódico, a avaliação dos trabalhos será realizada pelo sistema duplo-cego de parecerista ad hoc e de membros do Conselho Científico. Em caso de pareceres divergentes recorrer-se-á a um terceiro. Eventuais sugestões de modificações por parte da editoria serão elaboradas com o consenso dos autores. Os textos publicados expressam opiniões de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Todos os trabalhos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER), ao endereço: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/index>. O texto deve estar gravado em formato Microsoft Word e toda e qualquer possível identificação de autoria deverá ser retirada do documento, pois a identificação de autoria é feita por meio dos metadados.

Os metadados (o termo “metadados” refere-se ao preenchimento de alguns campos no momento da submissão do documento) deverão ser preenchidos com nome(s) do(s) autor(es), instituição a que pertence, e-mail, endereço postal, telefone(s) do(s) autor(es) e títulos do artigo e dos resumos na língua original do artigo, em espanhol e em inglês. É necessária, também, uma breve descrição no item biografia, que será incluída no final do artigo.

O texto deverá ser digitado em editor de texto Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5 e com margens de 1.18 inches (3cm). O número máximo de laudas, para as diferentes colaborações, deve ser: 18 para artigos, 12 para ensaios e comunicações científicas e 5 para resenhas. Esses limites incluem os resumos e referências bibliográficas.

Os artigos deverão apresentar, no início, um resumo de, no máximo, 10 linhas, contendo objetivos, métodos principais, conclusões e quatro palavras-chave na língua do documento. Devem apresentar também o título, o resumo e as palavras-chave em espanhol e em inglês no final do texto e antes das referências. Para maiores informações sobre a estrutura do artigo, consulte a norma da ABNT NBR 6022/2003 informação e documentação-Artigo em publicação periódica científica impressa. Para saber sobre a elaboração de resumos, consulte a norma da ABNT NBR 6028/2003 informação e documentação-Resumo.

Todas as citações deverão ser apresentadas conforme a norma da ABNT NBR 10520/2002 informação e documentação-citações em documentos. São regras gerais: citações diretas com até três linhas são reproduzidas entre aspas duplas exatamente como consta do original, no interior do texto e com a indicação da fonte (AUTOR, ano da obra, página). Citações diretas com mais de três linhas deverão figurar com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10 e com espaçamento simples entre linhas, dispensando as aspas e com a indicação da fonte (AUTOR, ano da obra, página). As citações indiretas são inseridas no interior do texto com a indicação da fonte (Autor e ano da obra em questão).

Outras observações importantes: as notas devem ser objetivas, de natureza substantiva, numeradas e colocadas no final do texto (antes das referências), ou seja, as notas devem abarcar comentários e não meras indicações de autor e obra; as siglas e as abreviações devem aparecer estendidas, quando citadas pela primeira vez no texto; os quadros, gráficos, mapas e ilustrações, se forem indispensáveis à compreensão do documento, devem ser inseridos o mais próximo possível do trecho a que se referem, numerados e com a indicação de suas respectivas fontes; as tabelas inseridas no interior do texto deverão seguir as orientações do IBGE para apresentação de tabelas.

As referências bibliográficas deverão ser apresentadas ao final do artigo, em ordem alfabética. Para ênfase ou destaque utilizar itálico e não negrito. As referências deverão ser alinhadas somente à esquerda, em espaçamento simples entre linhas. Consulte a norma da ABNT NBR 6023/2002 informação e documentação-referências.

Exemplos (atenção às maiúsculas e aos itálicos):

a) Livro no todo com um só autor:

SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data.

Ex.: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.

b) Livro no todo com dois ou três autores:

SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data.

Ex.: NUDELMANN, A. A.; COSTA, E. A.; SELIGMAN, J. (Org.). PAIR: perda auditiva induzida pelo ruído. Porto Alegre: Bagaggem Comunicação, 1997.

c) Livro no todo com mais de três autores:

SOBRENOME, Nome abreviado et al. Título: subtítulo. Tradutor. Edição. Local de publicação: Editora, data.

Ex.: VELOSO, H. P. et al. Classificação da vegetação brasileira, adaptada a um sistema universal. Rio de Janeiro: IBGE, 1991. 124 p.

d) Capítulos de livros:

SOBRENOME, Nome abreviado do autor do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome abreviado do autor/organizador do livro. Título do livro. Edição. Local de publicação: Editora, data. Página.

Ex.: BERTICELLI, I. A. Currículo: tendências e filosofia. In: COSTA, M. V. (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. p. 159-176.

e) Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Nome abreviado do autor do artigo. Título do artigo. Título do periódico, número do volume, página inicial-final, data.

Ex.: CANEN, A.; OLIVEIRA, A. M. A. de. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 21, p. 61-74, set./out./nov./dez. 2002.

f ) Dissertações e teses:

SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Dissertação? ou Tese? Ano. Número de folhas (Grau e Área de concentração) – Nome da Escola, Universidade, local, data.

Ex.: RODRIGUES, M. E. de C. A prática do professor na educação de adolescentes, jovens e adultos: a experiência do Projeto AJA de Goiânia-GO. 2000. 250 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, 2000.

Os textos enviados à revista Inter-Ação devem ser direcionados para uma das seguintes seções:

Seção dossiê: Seção na qual são publicados artigos, ensaios ou comunicações científicas que contemplem a temática do dossiê, conforme Chamada para publicação, divulgada anteriormente.

Seção artigos: A seção artigos é composta por artigos científicos de assuntos condizentes com o foco e o escopo da revista, não precisando contemplar a temática do dossiê.

Seção resenha: Esta seção destina-se à publicação de resenhas, ou seja, à exposição concisa do que é apresentado em obras relevantes ao foco e escopo da Inter-Ação.

Seção ensaio: A seção ensaio destina-se à publicação de textos que tratam de um recorte específico numa temática e que, embora não sejam extensos e nem tenham a profundidade de um artigo, situam essa temática com relação à área estudada.

Seção comunicações científicas: Esta seção recebe textos que são, geralmente, fruto de apresentações em congressos, como palestras, conferências ou outros trabalhos.

Seção teses e dissertações: Esta seção destina-se à publicação dos resumos de teses e dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG.

Seção documento: Esta seção destina-se à publicação de documentos cuja análise e seleção será realizada pela Comissão Editorial desta revista.

Para informações complementares: (62) 3209-6319 ou revistainteracao@gmail.com

Política de Privacidade

Os nomes e os endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.