Sobre a Revista

Escopo e política editorial

A revista Hawò é a primeira  revista científica em meio eletrônico do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás ´MA/UFG. Lançada em 2020, tem como objetivo fomentar e divulgar a produção científica realizadas por pesquisadores de instituições reconhecidas, nacional e internacionalmente, especialmente  provenientes da pós-graduação, que venham contribuir para a geração, preservação e difusão de novos conhecimentos nas áreas relacionadas à Antropologia Social e Cultural, Antropologia Biológica, Arqueologia, Etnolingúistica, Museologia, Arte e Cultura Popular, Patrimônio Cultural, Educação e Etno-História, em seu caráter interdisciplinar.

Periodicidade e políticas de sessão

A revista Hawò adota a modalidade de publicação contínua com dois volumes por ano. Aceita artigos inéditos de cunho teórico ou aplicado, resenhas de livros que tenham sido publicados no máximo cinco anos antes da data de envio do texto, entrevistas, ensaios, dossiês, resultantes de pesquisas realizadas por autores brasileiros e estrangeiros, relacionados à sua área de especialidade, e traduções submetidos durante todo o ano, tendo em vista que as submissões sao em fluxo contínuo. 

Idioma

A revista aceita artigos em português, inglês, espanhol e francês.

Avaliação por Pares

Os manuscritos submetidos à revista são inicialmente avaliados pelo Conselho Editorial para análise prévia de seu conteúdo, relevância, escopo e adequação à política editorial e às normas da revista. Uma vez aprovados são encaminhados a dois avaliadores ou pareceristas ad hoc, não perencentes à mesma instituição do autorescolhidos pelo editor responsável  ou editor de sessão,  que avaliará aspectos relacionados à relevância do tema, originalidade da pesquisa, clareza da metodologia, redação adequada à norma padrão. Manuscritos com pareceres contraditórios são encaminhados a um terceiro avaliador. Cabe aos autores(as) realizar as alterações e re-submeterem o manuscrito, conforme prazos indicados. Todas as avaliações são lidas pelos editores e editoras que produzirão uma opinião final sobre o artigo e sobre possíveis alterações necessárias, conforme o caso.

Concluídos os processos de avaliação/alterações e re-submissão, os manuscritos são editados e publicados on-line. 

Manuscritos considerados inadequados serão encaminhados aos autores com as observações pertinentes dentro de trinta dias após a submissão, para que  avaliem as questões apontadas. 

Declaração de acesso livre

A revista Hawò oferece acesso online e livre a todo o seu conteúdo. Segue o princípio de disponibilizar gratuitamente as informações científicas ao público, de forma a contribuir com maior democratização ao conhecimento. O acesso à revista é feito pelo link: https://www.revistas.ufg.br/hawo/login

Direitos autorais

Os autores são os responsáveis pelo conteúdo de seus artigos. Detém os  direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os textos publicados estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribution (CC-BY 4.0), que permite o compartilhamento dos traballhos desde que seja dado o crédito apropriado aos autores. 

Apoio

Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar)

Portal de Periódicos da UFG

Redes Sociais