Sobre a Revista

Escopo e política editorial

Hawò é uma revista semestral, publicada pelo Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás. Tem como missão fomentar e divulgar a produção científica realizadas por pesquisadores de instituições reconhecidas, nacional e internacionalmente, que venham contribuir para a geração, preservação e difusão de novos conhecimentos nas áreas relacionadas à Antropologia Social e Cultural, Antropologia Biológica, Arqueologia, Etnolingúistica, Museologia, Arte e Cultura Popular, Patrimônio Cultural, Educação e Etno-História, em seu caráter interdisciplinar.

Políticas de sessão

A revista Hawò aceita submissões em fluxo contínuo, em forma de artigos inéditos de cunho teórico ou aplicado, resultantes de pesquisas originais, baseados em dados empíricos ou teóricos utilizando metodologia científica, resenhas de livros que tenham sido publicados no máximo cinco anos antes da data de envio do texto, entrevistas, ensaios, dossiês temáticos, resultantes de pesquisas realizadas por autores brasileiros e estrangeiros, relacionados à sua área de especialidade e traduções.

Idioma

A revista aceita artigos em português, inglês, espanhol e francês.

Periodicidade

A revista Hawò é semestral com duas edições de cada volume por ano.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos encaminhados à revista Hawò são inicialmente avaliados pelo Conselho Editorial para análise prévia de seu conteúdo, relevância para o escopo da revista, adequação à política editorial e às normas de publicação. Uma vez aprovados serão encaminhados a dois membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc, de renomado conhecimento na área específica do assunto que irão avaliar aspectos relacionados à relevância do tema, originalidade da pesquisa, clareza da metodologia, redação adequada à norma padrão.  Os trabalhos são enviados aos pareceristas sem identificação dos autores. No caso de um trabalho receber pareceres contraditórios, será submetido a um terceiro relator, para desempate. Manuscritos considerados inadequados serão encaminhados aos autores com as observações pertinentes dentro de trinta dias após a submissão para que os autores possam abordas as questões apontadas.

Política de acesso aberto

A revista Hawò oferece acesso online e aberto ao seu conteúdo - o que significa que todos os artigos estão disponíveis na internet para todos os usuários após sua publicação. Assim, segue-se o  princípio de disponibilizar gratuitamente as informações científicas ao público, de forma a contribuir com maior democratização ao conhecimento. O acesso à revista é feito pelo link: https://www.revistas.ufg.br/hawo/login