Notícias

Chamada Dossiê Corpo em Dança: transformações, ritmos e lugares

29-04-2020

O chamado a pensar o Corpo em Dança, em tempos de pandemia e de quarentena, faz parte do que estamos vivendo com a chegada da Covid-19, na medida em que doença e cura são também corpos em dança dentro de certos rituais. Tendo em vista a proeminência atual de debates teóricos sobre os mais variados corpos e lugares, além da expansão do campo da antropologia da dança, este Dossiê aceita submissões de artigos baseados em pesquisas recentes que partam de um enfoque antropológico sobre a dança em diferentes contextos etnográficos. Com especial atenção aos povos indígenas, afro e afroindígenas das terras baixas e altas da América do Sul, considerando seus aspectos visíveis e invisíveis, suas formas de movimento performativas, encenadas e rituais, bem como a trama de relações com o lugar, o solo e o entorno social que dão sustento à gestualidade e ao ritmo. O propósito é reunir trabalhos sobre diversos modos de agencialidade, espacialidade e temporalidade que constituem o corpo em movimento e o diferenciam de uma imagem fixa. E, ao mesmo tempo, que abordem as dimensões estéticas, políticas e cosmopolíticas da dança em seus aspectos coletivos e pessoais e em sua interconexão com o território, a religiosidade e a cosmologia.

Organizadoras: Indira Caballero (Universidade Federal de Goiás-UFG, Goiânia, Brasil) e Luisa Elvira Belaunde (Universidad Nacional Mayor de San Marcos-UNMSM, Lima, Peru)

Prazo para envio dos artigos: até 30 de agosto de 2020.

Os artigos deverão ser formatados com base nas Diretrizes para Autores disponíveis em: https://www.revistas.ufg.br/hawo/about/submissions  e submetidos através do site da revista e também enviados para revistahawo@gmail.com

Saiba mais sobre Chamada Dossiê Corpo em Dança: transformações, ritmos e lugares

Edição Atual

v. 1 (2020): Antropologia e seus campos

Publicação contínua

ISSN:  2675-4142

Publicado: 16-06-2020

Editorial

Ver Todas as Edições