A Revista científica do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG) publica trabalhos científicos inéditos, produzidos e realizados no Neotrópico.
 
A administração e o funcionamento da Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology são regidos por um Regulamento. Clique aqui para acessar o arquivo.

Foco e Escopo

A Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology (RBN) tem como missão publicar trabalhos científicos inéditos produzidos nas áreas de Botânica, Ecologia, Genética, Zoologia ou outras áreas relacionadas. Artigos originais em inglês, espanhol ou português que representem contribuições significativas para o conhecimento das Ciências Biológicas serão aceitos, desde que não estejam publicados ou submetidos a outra revista.

Os artigos submetidos à publicação na revista deverão ser preparados segundo as diretrizes para autores, disponíveis neste website.

Processo de Avaliação pelos Pares

A decisão do aceite do manuscrito para publicação será efetuada somente após a análise das recomendações de dois revisores ad hoc e da Equipe Editorial. As cópias do manuscrito, juntamente com os pareceres dos revisores, serão retornados ao autor (ao primeiro, se em co-autoria) para que este proceda às correções/alterações sugeridas. Alterações ou acréscimos ao manuscrito enviados após o seu registro poderão ser recusados. O teor científico do trabalho é de inteira responsabilidade do(s) autor (es).

Periodicidade

A Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology (RBN) tem periodicidade semestral, compreendendo dois números publicados em fluxo contínuo, que formam um volume por ano, os quais são eletrônicos e/ou impressos.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar a democratização mundial do conhecimento.

Política de Ética na publicação

Os Editores Associados, Editores Científicos e Avaliadores da Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology deverão manifestar-se ao Editor Chefe quando houver conflito de interesses para o proceder o processo de avaliação do manuscrito, sendo então substituído por outro Editor/Avaliador.

A Equipe Editorial previne plágios por meio de sistemas eletrônicos de detecção durante a avaliação dos manuscritos, entretanto se depois de publicado o artigo, houver comprovação de plágio, imperícia e/ou fraude o mesmo será excluído do sistema.

Se forem constados em qualquer tempo a fabricação de dados, a violação de direitos ou qualquer incorreção que não atenda a princípios éticos, os manuscritos/artigos serão excluídos do sistema.

Política de arquivamento

A Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology (RBN) adota o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache, é suportado pelo OJS.

Direitos autorais e patrimoniais

O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente na cessão integral dos direitos patrimoniais à Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology (RBN), após a sua publicação. O(s) autor(es) concede(m) à RBN o direito de primeira publicação do seu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0) (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).

São garantidos ao(s) autor(es) os direitos autorais e morais de cada um dos artigos publicados pela RBN, sendo-lhe(s) permitido:

1. Uso do artigo e de seu conteúdo para fins de ensino e de pesquisa.

2. Divulgar o artigo e seu conteúdo desde que seja feito o link para o Artigo no website da RBN, sendo permitida sua divulgação em:

  • redes fechadas de instituições (intranet).
  • repositórios de acesso público.

3. Elaborar e divulgar obras derivadas do artigo e de seu conteúdo desde que citada a fonte original da publicação pela RBN.

4. Fazer cópias impresas em pequenas quantidades para uso pessoal. 

Apoiadores

Universidade Federal de Goiás (UFG)

Histórico do periódico

Entre as propostas do plano de trabalho do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Goiás (UFG), na gestão administrativa no período de 2002 a 2006, foi contemplada e aprovada a criação de uma revista científica que se tornou realidade em 24 de junho de 2005 com o lançamento do primeiro volume de 2004. Essa proposta surgiu da necessidade de divulgar os resultados das pesquisas realizadas nessa unidade, considerando a escassez de meios para tal. Integram o quadro de funcionários permanentes do ICB cerca de cem docentes, a maioria dos quais é constituída por mestres e doutores com significativa produção cientifica. Atualmente o ICB oferece os cursos de graduação em Ciências Biológicas, Biomedicina e Ecologia e Análise Ambiental, o instituto oferece o Ciclo Básico de Ensino para os diversos cursos da área de saúde. Na área de pós-graduação, oferece também programas de mestrado e doutorado em Biologia Vegetal, Biologia Animal e de mestrado e doutorado em Ciências Biológicas, Ciências Fisiológicas, Ecologia e Evolução e em Genética e Biologia Molecular.

Uma das constatações que conduziram a decisão de formar esse meio de divulgação foi a carência de revistas cientificas de circulação internacional publicadas na América Latina e especialmente na região Centro-Oeste do Brasil. A comunicação cientifica entre a América Latina apresenta relativa limitação para a divulgação das pesquisas cientificas que freqüentemente não supera os limites nacionais; principalmente entre o Brasil e os demais países. Alem disso, nos países neotropicais, devem ser prioridade a implementação e divulgação de trabalhos de campo, como a listagem de espécies e áreas ameaçadas, a publicação de espécies novas, os programas de conservação e as análises do potencial econômico e medicinal, considerando os problemas enfrentados por esses países. Vale lembrar que eles são os repositórios dos centros de megadiversidade do mundo e, como ocorre em outros países, tem suas áreas naturais ameaçadas pelo desenvolvimento tecnológico, urbano e da agricultura. Aliás, o grande perigo da expansão antrópica é que o patrimônio natural seja destruído antes de ser estudado.

Era e ainda é preciso ampliar os esforços que permitam mudar esse quadro sombrio. Por isso é importante criar canais que propiciem melhor uma circulação de idéias, de estudos e de informações científicas entre os pesquisadores da América Latina. E dessa forma contribuir para a consolidação das instituições científicas e participando ativamente das iniciativas de integração política e do desenvolvimento econômico da região.

A Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology (RBN) é centrada nos vários setores da pesquisa biológica desenvolvida na região tropical da América, e visa contribuir para o sucesso daqueles que se encontram no caminho da pesquisa. Tendo como objetivo principal constituir-se em um fórum multidisciplinar para estudos relacionados aos vários campos da biologia.

Desde de 2004 esta revista internacional traz ao publico resultados importante de trabalhos científicos produzidos nas áreas das Ciências Biológicas e outras áreas relacionadas. São avaliados e possivelmente aceitos trabalhos originais em inglês, espanhol e português que representem contribuições significativas para o conhecimento das Ciências Biológicas.

A motivação e a certeza da importância deste trabalho promoverão a busca incessante pela excelência no processo de construção da Revista. E cientes de que o saber somente é produtivo e transformador ao se relacionar com a sociedade, esperamos que esta publicação promova o crescimento, a inovação e a criação de novas oportunidade de ampliação de conhecimentos para os países dos Neotrópicos e para o mundo.

Agradecemos aos grandes e inestimáveis companheiros que nos ajudaram a atingir as metas de trabalho estipuladas entre os anos 2002 a 2006 e que deram sustentação a este empreendimento, como a Reitoria da UFG e à professora Vera Lúcia Gomes Klein, editora-chefe da revista entre os anos 2004 e 2017. Agradecemos também ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), pela concessão da bolsa de pesquisador visitante para o Dr. Piero Giuseppe Delprete, que contribuiu para a formação da revista. Agradecemos aos autores que tem enviados seus manuscritos e aos avaliadores que contribuem para a avaliação imparcial e para qualidade das publicações feitas pela Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology.