Comunicação & Informação

Comunicação & Informação é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação, da Universidade Federal de Goiás.
A Revista contou, em 2014, com o apoio do Programa de Apoio às Publicações Periódicas Científicas da UFG (PROAPUPEC).

Notícias

 

Chamada de trabalhos está aberta

 

Revista Comunicação & Informação – CHAMADA DE TRABALHOS – Comunicação, informação e Religiosidade

 

A Revista Comunicação & Informação, periódico científico vinculado ao PPG em Comunicação da Universidade Federal de Goiás, com classificação B2 no Qualis da Capes para a área de Ciências Sociais Aplicadas I, abre chamada de trabalhos para o Número Especial dedicado à temática “Comunicação e Religiosidade”, com intenção de publicação no segundo semestre de 2015.

O periódico receberá, até o dia 31 de julho de 2015, artigos científicos completos, conforme as normas da Revista, que versem sobre uma ou mais das seguintes áreas temáticas:

    • Estudos de dialogicidade em contexto religioso. Estudos das possibilidades comunicacionais inscritas na processualidade social do campo religioso brasileiro. Neste sentido, descreve-se a comunicação como dialogicidade, em perspectiva habermasiana, backtiniana ou similiar, como elemento fundamental de caráter ético e político da democracia social. Os sistemas religiosos, nesta abordagem, são observados como instituições de poder simbólico, nas quais a comunicabilidade e seu polo dialético, configurado em diferentes estratégias de silenciamento, convivem em permanente tensão. Interessa também a esta área de estudos a compreensão da competição religiosa e mesmo das instituições religiosas com os demais campos de poder simbólico, como o educacional, o político e o midiático. Nesse sentido, a problemática desta linha é conhecer as modalidades e sentidos desse tensionamento e, com isso, determinar os limites teóricos dos dispositivos comunicacionais religiosos.
    • Estudos da interface entre mídia e religião. As relações entre mídia e religião são as mais diversas e complexas, especialmente em seguida ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação nas sociedades contemporâneas, em adiantado processo de midiatização de praticamente todos os sentidos sociais. Nesse sentido, convivem em diversidade e, não raro, de modo conflituoso, tanto a apropriação instrumental de meios de comunicação por instituições e comunidades religiosas, como as diferentes transformações do modo de ser religioso, que passam a adotar procedimentos tipicamente midiáticos para o desenvolvimento de suas ritualidades específicas. Também faz parte destes estudos as dinâmicas específicas dos ritos profissionais da comunicação (o jornalismo, as atividades publicitárias e de relações públicas etc.) diante das temáticas, acontecimentos e demandas advindas do campo religioso. Assim, a problemática desta linha se delineia na busca pelo conhecimento das transformações mútuas entre ambos os campos – o religioso e o comunicacional, em suas diferentes processualidades e dispositivos.
    • Estudos da circulação simbólica do religioso pelos dispositivos comunicacionais. Há uma diversidade de práticas simbólicas compartilhadas pela sociedade, especialmente nos formatos de entretenimento (jogos, turismo, cinematografia, peças publicitárias etc.), que utilizam expressões e imagens oriundas do imaginário religioso para fundamentar ou ilustrar seus dispositivos e suportes. O problema neste caso é conhecer quais são e como se dá esse processo de circulação, em diferentes perspectivas psicológicas, sociológicas ou semiológicas.

 

Neste número especial serão publicados 9 trabalhos avaliados pelos pares no sistema double blind. Caso haja um maior número de submissões recomendadas para publicação pelos pareceristas, tais artigos poderão ser selecionados para compor volumes futuros da revista.

Os trabalhos devem observar as Políticas editoriais da Revista Comunicação & Informação e precisam estar de acordo com o modelo de elaboração e formatação do artigo. A submissão deve ser realizada diretamente pelo autor no site da  Revista, após o preenchimento do cadastro como autor. No momento da submissão os autores deverão indicar em “Comentários ao editor” que o artigo está sendo submetido para o número especial Comunicação e Religiosidade.

 

Cordialmente,

 

Prof. Dr. Luiz Signates - Universidade Federal de Goiás – Brasil

Profa. Dra. Ângela Teixeira de Moraes – Universidade Federal de Goiás – Brasil

Profa. Dra. Déborah Borges – Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Brasil

Editores convidados para o número especial

 

Prof. Dr. João de Melo Maricato - Universidade Federal de Goiás – Brasil

Profa. Dra. Simone Antoniaci Tuzzo - Universidade Federal de Goiás – Brasil

Editores da revista Comunicação & Informação

 

Comunicamos que a revista Comunicação & Informação (QUALIS B2) mantém as com submissões abertas para artigos a serem publicados nas próximas edições. Baixe o modelo de formatação para a submissão de artigos.


 
Publicado: 2013-02-01
 
Outras notícias...

v. 17, n. 2 (2014)


Capa da revista


Caixa Postal 131 - Campus Samambaia, Goiânia (GO)Universidade Federal de Goiás (UFG)

Faculdade de Informação e Comunicação  (FIC)
Secretaria da Pós-Graduação em Comunicação, Cidadania e Cultura.

Fone: +55 62 3521-1514 Fax: +55 62 3521-1133
E-mail: rcominfo.online@gmail.com


Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br.

 

Visitantes: contador de visitas