Foco e Escopo

A Comunicação & Informação é um periódico científico quadrimestral do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal de Goiás (UFG). Além das publicações quadrimestral a Revista poderá publicar, sempre que conveniente,  edição especial.

A Revista abrange várias temáticas, como mídia e processos culturais, cidadania, informação, novas tecnologias, poder e sociedade, estudos interdisciplinares, comunicação e divulgação científica, além de novas tendências da pesquisa em Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Cinema, Ciência da Informação e Gestão da Informação.

Tem como objetivo ser um importante veículo publicado no Brasil para divulgação de pesquisa de qualidade na área. Trata-se de publicação de trabalhos inéditos, podendo aprovar artigos de áreas correlatas. Entende-se por trabalhos inéditos aqueles que não tenham sido publicados, ou não estejam em processo de avaliação em outros periódicos. 

Este periódico é publicado na versão eletrônica, mas poderá, eventualmente, ter uma versão no formato impresso, ambos sem fins lucrativos e de acesso livre e aberto. A versão impressa, quando publicada, será distribuída para pesquisadores, profissionais, bibliotecas e instituições governamentais de todo o Brasil, que tenham atuação no campo da comunicação e informação.

Processo de Avaliação pelos Pares

O caráter científico de uma revista, bem como a qualidade do que se é veiculado, depende da qualificação dos seus avaliadores. A Revista Comunicação & Informação conta com um corpo editorial científico de destacado nível acadêmico.
Todos os artigos submetidos para publicação na revista são apreciados pelo corpo editorial em um sistema double blind , isto é, haverá dois avaliadores anônimos para os autores e que igualmente não receberão qualquer informação sobre os autores e os demais avaliadores.
Além disso, a escolha dos avaliadores é feita pelo editor responsável e por, pelo menos, um editor associado que tenha mais familiaridade com a área temática do artigo. Todas as avaliações são lidas pelo editor e por um dos editores associados, que produzem uma opinião final sobre o artigo e sobre as alterações necessárias, conforme o caso.

Periodicidade

A Revista Comunicação e Informação é uma publicação quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Todos os artigos da revista estão disponíveis para acesso aberto e livre recuperação. Os autores detêm responsabilidades pelo conteúdo de seus artigos. Os direitos autorais devem ser respeitados e os artigos devem ser propriamente citados. Os artigos podem ser parcial ou totalmente reproduzidos para fins não lucrativos. Permissão para o uso para propósitos lucrativos devem ser obtidos junto ao editor chefe da revista.

Política de retratação

A equipe do periódico mantém os leitores e colaboradores informados sobre as medidas tomadas para assegurar fundamentos e o processo de avaliação, deixando o acesso as políticas editoriais disponível e atualizado.  Desta maneira, em caso de detecção de fraudes ou plágio nos trabalhos durante a avaliação prévia a Revista irá rejeitar o manuscrito e irá contatar o (os) autor (es) para que possa (m) esclarecer ou retratar-se do problema.

Em caso de detecção de problemas em artigos já publicados a Revista irá recolher o estudo e publicará nota editorial informando aos leitores o motivo da retratação.

Política Anti-Plágio

Antes de serem enviados aos pares, os artigos submetidos à revista Comunicação & Informação serão verificados por softwares para identificação de plágio. Os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem artigos de outros autores que eles sejam devidamente citados e referenciados. Praticar plágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. Desta forma, é possível que os autores recebam eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às possíveis não conformidades apontadas pelos softwares utilizados.

Caso o plágio seja realmente comprovado, o(s) autore (s) envolvidos não poderão mais submeter artigos para a revista Comunicação & Informação.

A revista Comunicação & Informação utiliza o software PLAGIUS para avaliação quanto ao teor de plágio dos trabalhos submetidos.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente seu conteúdo ao público de maneira a democratizar o conhecimento. Os textos publicados serão licenciados sob a Licença Creative Commons, sendo possível a qualquer interessado compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) ou adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material), desde que seja dado o crédito apropriado aos autores, indicar se houve modificações e não seja usado com caráter comercial.

Indexadores

A revista Comunicação & Informação está indexada em:

BRAPCI | http://www.brapci.ufpr.br

Latindex | http://www.latindex.unam.mx

Portal de Periódicos da Capes | www.periodicos.capes.gov.br

Livre |http://www.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre#

Regulamento da Revista

O regulamento da revista Comunicação & Informação pode ser acessado aqui.