DESEMPENHO DE BEZERROS SUBMETIDOS A DESMAMA PRECOCE NO PANTANAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab20151187

Palavras-chave:

Produção de Bezerros de Corte

Resumo

A desmama precoce (DP) vem sendo adotada nas fazendas de cria do Pantanal como alternativa para o aumento dos índices de concepção das vacas. A principal receita dessas propriedades são os bezerros (as), sendo o seu valor dependente dos seus respectivos pesos. Assim é necessário que os bezerros submetidos à DP, apresentem pesos semelhantes ou acima dos bezerros desmamados convencionalmente. Desta forma o estudo teve como objetivo, acompanhar o desempenho de bezerros nascidos no Pantanal, submetidos à DP ou a desmama convencional (DC), puros (Nelore) ou Cruzados (Nelore/Angus). Após a DP os animais receberam suplemento específico para bezerros, na quantidade fixa de 1 kg/animal/dia (baixa energia) ou ao nível de 1% do Peso Vivo (alta energia). Os pesos ajustados aos 300 dias de idade foram maiores para os bezerros de DP sob alta energia (P<0,01), em ambos os grupos genéticos. Os pesos dos animais de DP de baixa energia e de DC, não se diferiram (P>0,01), sendo de 241,17 e 236,27 kg para o grupo de bezerros Cruzados e de 184,44 e 189,78 para o grupo de bezerros Nelore respectivamente. A DP adotada no modelo experimental não prejudicou o desempenho dos bezerros nascidos no Pantanal.
Palavras-chave: Nutrição, bezerros de corte, suplementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Orcirio Fialho de Oliveira, UFV/UFMS/UFMG/Embrapa

Engenheiro Agrônomo, Médico Veterinário e Doutor em Ciência Animal. Atualmente Pesquisador A na Embrapa Gado de Corte

Urbano Gomes Pinto de Abreu, Embrapa Pantanal

Médico Veterinário, doutor em Produção Animal. Pesquisador da Embrapa Pantanal

Rodrigo da Costa Gomes, Embrapa Beef Cattle, Campo Grande, MS, Brazil

Scientific Researcher in Ruminant Nutrition at the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa), Embrapa Beef Cattle, Campo Grande, MS, Brazil

Ériklis Nogueira, Embrapa Pantanal

Médico Veterinário, doutor em reprodução animal. Pesquisdor da Embrapa Pantanal

Juliana Correa Borges Silva, Embrapa Pantanal.

Médica Veterinária, doutora em reprodução animal. Pesquisadora da Embrapa Pantanal.

Tereza Gabriela Costa, UFMS

Zootecnista. Aluna de mestrado do curso de Ciência Animal da UFMS

Publicado

2019-01-18

Como Citar

OLIVEIRA, L. O. F. de; ABREU, U. G. P. de; GOMES, R. da C.; NOGUEIRA, Ériklis; SILVA, J. C. B.; COSTA, T. G. DESEMPENHO DE BEZERROS SUBMETIDOS A DESMAMA PRECOCE NO PANTANAL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 20, p. 1–12, 2019. DOI: 10.1590/cab20151187. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-51187. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA