Efeito do tipo de ordenha e do ambiente sobre a qualidade do leite cru com base na contagem de células somáticas

Autores

  • Juliana Cassiano Silva Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, jullivet@yahoo.com.br
  • Robson Carlos Antunes Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, robson@famev.ufu.br https://orcid.org/0000-0002-6399-5186

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab19034635

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito do tipo de ordenha e de ambiente na qualidade do leite cru por meio da identificação da Contagem de Células Somáticas - CCS nas amostras obtidas das propriedades rurais da mesorregião do sul goiano e correlacioná-la com diferentes tipos de ordenha, bem como com os componentes do leite e o período do ano. A pesquisa desenvolveu-se em 229 fazendas associadas à Cooperativa de Catalão, divididas por tipo de ordenha: manual e mecânica. Em cada propriedade foi coletada amostra mensal no tanque de expansão, no total de 8244 amostras. A ordenha mecânica obteve maior número de amostras com CCS > 500.000 células/mL. Existiu correlação positiva entre CCS e teor de gordura e sólidos totais - ST, porém houve uma correlação negativa entre CCS e teores de proteína e lactose. No período da chuva tem-se uma elevação de CCS se comparado ao período da seca, e com a elevação do Índice de Temperatura e Umidade - ITU ocorreu uma redução nos teores de gordura e ST. Pode-se concluir que a ordenha manual mostrou-se mais viável para obtenção do leite com parâmetros de CCS exigidos pela legislação e que CCS e componentes do leite sofrem interferência da época do ano.
Palavras-chave: Índices ambientais; Mastite subclínica; Ordenha manual; Ordenha mecânica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Cassiano Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, jullivet@yahoo.com.br

Robson Carlos Antunes, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, robson@famev.ufu.br

Downloads

Publicado

2018-08-02

Como Citar

CASSIANO SILVA, J.; CARLOS ANTUNES, R. Efeito do tipo de ordenha e do ambiente sobre a qualidade do leite cru com base na contagem de células somáticas. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 19, p. 1–16, 2018. DOI: 10.1590/cab19034635. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-34635. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS