Balanço iônico da água e características físico-químicas do solo de fazendas de camarão marinho do município interiorano de Jaguaruana, Ceará, Brasil

Autores

Resumo

O presente trabalho teve os seguintes objetivos: 1 – caracterizar a composição físico-química e as relações Na+: K+ e Ca+2: Mg+2 da água de poços profundos utilizados no abastecimento de viveiros de criação de camarão marinho, Litopenaeus vannamei, pertencentes a fazendas do município interiorano de Jaguaruana, Ceará, Brasil; 2 – caracterizar a composição físico-químico do solo das fazendas de camarão de Jaguaruana. Amostras de água e solo foram coletadas em quatro fazendas, três localizadas em Jaguaruana (Pasta Branca, Sargento e Poró) e uma em Aracati, que serviu como controle experimental. As amostras de água foram analisadas para pH, condutividade elétrica, salinidade, clorinidade, alcalinidade total, dureza total e cálcica, potássio e sódio. As amostras de solo foram analisadas quanto ao pH, condutividade elétrica, salinidade, acidez potencial, fósforo, carbono orgânico, nitrogênio total, sódio e potássio. As águas das fazendas de Aracati, Pasta Branca/Sargento e Poró foram classificadas como eurihalina, oligohalinas e mesohalinas, respectivamente. Os resultados de pH da água (6,8 ± 0,2) indicaram a necessidade de calagem em todas as fazendas investigadas. A água de todos os poços demandava a fertilização potássica, tanto para suprir suas concentrações insuficientes, como para ajustar a relação Na: K. Concluiu-se que, no manejo produtivo de fazendas de carcinicultura interior, é importante monitorar não apenas as relações Na: K e Ca: Mg da água, mas também as concentrações absolutas de cada íon.
Palavras-chave: Águas subterrâneas, cálcio, carcinicultura interior, magnésio, potássio, sódio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Vinícius Carmo Sá, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto

Departamento de Engenharia de Pesca/UFC

Aqüicultura e Limnologia

Publicado

2020-06-16

Como Citar

MOREIRA, F. H. G.; LIMA, F. R. dos S.; CAVALCANTE, D. de H.; SÁ, M. V. C. Balanço iônico da água e características físico-químicas do solo de fazendas de camarão marinho do município interiorano de Jaguaruana, Ceará, Brasil. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 21, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/56913. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA