EFEITO DE DIFERENTES DILUENTES NA MANUTENÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO SÊMEN EQÜINO EM DOIS SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO PASSIVA

Autores

  • Marcel Cavalcanti Farrás FMVZ/UNESP
  • Bruno Ribeiro Avanzi FMVZ/UNESP
  • Cely Marini Melo FMVZ/UNESP
  • José Antônio Dell'Aqua FMVZ/UNESP
  • Frederico Ozanam Papa FMVZ/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v9i3.521

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

A utilização da biotecnologia de sêmen eqüino refrigerado e transportado tem apresentado um crescimento significativo na eqüideocultura mundial, no tocante às inúmeras vantagens e inovações que a técnica tem proporcionado. O presente experimento teve como objetivo avaliar diferentes meios de refrigeração (Botu-Semen®; Botu-Turbo® e INRA 96®) em dois sistemas de transporte de sêmen refrigerado (Botu-Box® e Botutainer®). Foram utilizados três ejaculados de quatro garanhões de diferentes raças, submetidos à análise computadorizada da motilidade total e progressiva, bem como da integridade da membrana plasmática, pela técnica de epifluorescência, nos momentos 0, 6, 12 e 24 horas após a colheita. De acordo com os resultados obtidos para os parâmetros espermáticos, não se observaram diferenças significativas entre os sistemas de refrigeração e os meios testados, concluindo-se que tanto os sistemas de refrigeração como os diluentes foram eficazes na manutenção da motilidade e viabilidade espermática, apresentando-se como alternativas à biotecnologia de transporte de sêmen eqüino refrigerado.

PALAVRAS-CHAVES: Diluente, eqüino, refrigeração de sêmen, sistema de transporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

FARRÁS, M. C.; AVANZI, B. R.; MELO, C. M.; DELL’AQUA, J. A.; PAPA, F. O. EFEITO DE DIFERENTES DILUENTES NA MANUTENÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO SÊMEN EQÜINO EM DOIS SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO PASSIVA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 3, p. 693–699, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i3.521. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/521. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária