DESEMPENHO ZOOTÉCNICO DE JUVENIS DE TILÁPIAS DO NILO (Oreochromis niloticus) ALIMENTADOS COM CEPAS PROBIÓTICAS E SUBMETIDOS A DESAFIO SANITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab20137348

Palavras-chave:

dejetos de suínos, ganho de peso, piscicultura, probiótico.

Resumo

O surgimento de doenças ocasionadas pelo estresse durante o cultivo de juvenis vem tornando-se comum devido à intensificação dos sistemas de produção, ocorrendo elevada mortalidade e prejuízos econômicos ao produtor. Mediante esse contexto, os probióticos que são um conjunto de micro-organismos vivos, estão sendo utilizados devido à sua capacidade de estabelecer-se e multiplicar-se no intestino do hospedeiro e promover o equilíbrio da microbiota, contribuindo com a sanidade e o desempenho dos peixes principalmente nas primeiras semanas de vida. Objetivou-se avaliar o desempenho de juvenis de tilápias do Nilo alimentados com cepas probióticas e submetidos a desafio sanitário. Foram utilizados 180 juvenis, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com três tratamentos, quatro repetições e 15 peixes como unidade experimental. Os tratamentos foram: T1 - peixes cultivados em água limpa sem o uso de probiótico; T2 - peixes cultivados em água sob desafio e sem o uso de probiótico e T3 - peixes cultivados em água sob desafio e com o uso de probiótico. Não houve efeito significativo (P>0,05) nos parâmetros de desempenho zootécnico, no consumo de ração e sobrevivência. A utilização de probiótico na ração não mostrou-se hábil para proporcionar melhorias no desempenho, consumo de ração e na sobrevivência de juvenis de tilápias do Nilo no período de 30 dias de cultivo. 
Palavras-chave: dejetos de suínos; ganho de peso; piscicultura; probiótico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Johnny Martins de Brito, Universidade Estadual de Maringá-UEM

Zootecnista, Mestre em Zootecnia (Produção de Animais Não Ruminantes), UFPI, Doutorando em Zootecnia na Universidade Estadual de Maringá-UEM.

Antônio Hosmylton Carvalho Ferreira, Universidade Estadual do Piauí-UESPI

Prof. Dr. do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí/ Campus de Parnaíba-PI

Hermógenes Almeida Santana Júnior, Universidade Estadual do Piauí/ Campus de Corrente-PI

Prof. Dr. do curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí/ Campus de Corrente

Ana Paula Araújo Oliveira, Universidade Estadual do Piauí/ Campus de Parnaíba-PI

Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí/ Campus de Parnaíba-PI

Cyro Henrique Lima Santos, Universidade Estadual do Piauí/ Campus de Parnaíba-PI

Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí/ Campus de Parnaíba

Letícia Tuane Souza Oliveira, Universidade Estadual do Piauí/ Campus de Parnaíba-PI

Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí/ Campus de Parnaíba-PI

Downloads

Publicado

2019-01-18

Como Citar

BRITO, J. M. de; FERREIRA, A. H. C.; SANTANA JÚNIOR, H. A.; OLIVEIRA, A. P. A.; SANTOS, C. H. L.; OLIVEIRA, L. T. S. DESEMPENHO ZOOTÉCNICO DE JUVENIS DE TILÁPIAS DO NILO (Oreochromis niloticus) ALIMENTADOS COM CEPAS PROBIÓTICAS E SUBMETIDOS A DESAFIO SANITÁRIO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 20, p. 1–9, 2019. DOI: 10.1590/cab20137348. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-37348. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA