PROTEINA BRUTA EM DIETAS DE CODORNAS DE CORTE

Autores

  • Mariana Almeida Dumont Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Sandra Regina Freitas Pinheiro 2Professor(a) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.
  • Jessica Amaral Miranda 2Professor(a) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.
  • Fernanda Maria Pimentel Pinto 3Graduanda do curso de Zootecnia, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, Minas Gerais, Brasil
  • Patrícia Coelho Dias 3Graduanda do curso de Zootecnia, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, Minas Gerais, Brasil
  • Joerley Moreira 2Professor(a) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab18028085

Palavras-chave:

Produção de Aves

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar níveis de proteína bruta (PB) para codornas europeias de um a 14, 14 a 28 e 28 a 42 dias de idade. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com cinco tratamentos e cinco repetições. Os níveis de PB não influenciaram o ganho de peso e a conversão alimentar das codornas de 1 a 14 dias de idade. Porém, a dieta contendo 26% PB resultou em menor consumo da dieta. Os níveis de PB utilizados no período de 14 aos 28 dias influenciaram o consumo da dieta, o ganho de peso e a conversão alimentar, sendo o melhor ganho de peso e conversão alimentar estimados com dietas contendo 24% PB. Houve efeito significativo dos níveis de PB estudados, sobre o ganho de peso e conversão alimentar no período final, com máximos desempenhos estimados para codornas alimentadas com dieta com 23% PB. Não houve efeito dos níveis de PB sobre o peso da carcaça quente e peso da carcaça resfriada, peso do peito e da coxa mais sobrecoxa. As exigências de PB estimadas para codornas europeias são 26, 24 e 23% para as fases de 1 a 14 dias, 14 a 28 dias e 28 a 42 dias de idade, respectivamente, se forem atendidas as exigências dos primeiros aminoácidos limitantes.
Palavras-chave: Aminoácidos, Coturnix coturnix, desempenho, rendimento de carcaça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Almeida Dumont, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Departamento de Zootecnia, Nutrição e Produção de Não Ruminantes

Sandra Regina Freitas Pinheiro, 2Professor(a) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Departamento de Zootecnia

Jessica Amaral Miranda, 2Professor(a) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, Minas Gerais, Brasil.

Departamento de Zootecnia

Publicado

2017-11-03

Como Citar

DUMONT, M. A.; PINHEIRO, S. R. F.; MIRANDA, J. A.; PINTO, F. M. P.; DIAS, P. C.; MOREIRA, J. PROTEINA BRUTA EM DIETAS DE CODORNAS DE CORTE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18028085. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-28085. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA