EFEITO RESIDUAL DE DOSES DE NITROGÊNIO APLICADAS EM PASTOS DE CAPIM-BRAQUIÁRIA SOBRE A PRODUÇÃO DE MILHO PARA SILAGEM EM SISTEMAS INTEGRADOS

Autores

  • Bruna Paula Alves da Silva UFG
  • Roberta Aparecida Carnevalli Embrapa Agrossilvipastoril
  • José Robson Bezerra Sereno Embrapa Cerrados
  • Maria Luiza Franceschi Nicodemo Embrapa Pecuária Sudeste
  • Reinaldo Cunha de Oliveira Júnior Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab18023909

Palavras-chave:

Forragicultura, ILP, Produção de Silagem, Nitrogênio

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito residual de doses de Nitrogênio (N) aplicadas em pastos de Brachiaria brizantha (cvs. Marandu e Xaraés) por dois anos consecutivos sobre a produção de milho para silagem, em sistema de integração lavoura-pecuária. A adubação nitrogenada dos pastos foi realizada durante dois anos consecutivos, utilizando-se quatro dosagens de Nitrogênio (0, 100, 200 e 300 kg/ha/ano). Estas áreas foram dessecadas para plantio direto do milho. Foi utilizada uma adubação basal de 70 kg de N/ha para o cultivo do milho, aplicado em cobertura. Foram realizadas avaliações agronômicas (estande, altura de plantas e de inserção de espiga, número de espigas, número de grãos na espiga e stay-green) e produtivas do milho (produção de silagem, produção de matéria seca, produção de espigas) colhido em ponto de ensilagem. As dosagens de N aplicadas em pastos afetaram apenas a porcentagem de espigas do milho e o peso do sabugo. Houve interação entre dose e cultivar para a porcentagem de matéria seca das brácteas e a quantidade de fileiras de grãos da espiga. O efeito residual de nitrogênio após cultivo de pastagens de Marandu e Xaraés não afeta os cultivos subsequentes, tornando-se necessária a adubação total da cultura.
Palavras-chave: espigas; Marandu; produção de volumoso; silagem; Xaraés.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Paula Alves da Silva, UFG

Zootecnista (UEG), Mestra em Ciência Animal (UFG), Doutoranda em Zootecnia (UFG).

Roberta Aparecida Carnevalli, Embrapa Agrossilvipastoril

Pesquisadora A da Embrapa Agrossilvipastoril

José Robson Bezerra Sereno, Embrapa Cerrados

Pesquisador A da Embrapa Cerrados

Maria Luiza Franceschi Nicodemo, Embrapa Pecuária Sudeste

Pesquisadora A da Embrapa Pecuária Sudeste

Reinaldo Cunha de Oliveira Júnior, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Professor Dr. da UEG

Downloads

Publicado

2017-10-26

Como Citar

SILVA, B. P. A. da; CARNEVALLI, R. A.; SERENO, J. R. B.; NICODEMO, M. L. F.; OLIVEIRA JÚNIOR, R. C. de. EFEITO RESIDUAL DE DOSES DE NITROGÊNIO APLICADAS EM PASTOS DE CAPIM-BRAQUIÁRIA SOBRE A PRODUÇÃO DE MILHO PARA SILAGEM EM SISTEMAS INTEGRADOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18023909. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-23909. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA