ACIDIFICANTES E DIGESTIBILIDADE DE NUTRIENTES COM SUÍNOS EM CRESCIMENTO

Autores

  • Juahil Martins Oliveira Jr Instituto Federal Catarinense - Araquari
  • Vanessa Karina Nardi
  • Antonio João Scandolera Universidade Federal do Paraná
  • Marson Bruck Warpechowski Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/cab18026365

Palavras-chave:

milho pré-cozido, soja desativada, acidificantes, digestibilidade, suínos.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da adição de um acidificante em dietas sobre a digestibilidade de nutrientes em suínos em crescimento. Foram utilizados 18 suínos, com peso médio inicial de 53,55 kg, e os tratamentos constituíam de dieta convencional (milho e farelo de soja) e alternativa (milho pré-cozido e soja integral desativada), acrescidas de um acidificante nos níveis 0%, 0,1% e 0,2%. Os animais ficaram alojados em três baias coletivas, sendo que em cada arraçoamento eram colocados em boxes individuais. O método de coleta de fezes foi realizado diretamente na ampola retal e 0,34% de Cr2O3 foi utilizado como indicador. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, em arranjo fatorial 2 x 3 (dietas x níveis de acidificante). A dieta alternativa foi pior para a digestibilidade da PB (P<0,03) e resíduo mineral (P<0,001), porém melhorou a digestibilidade de variáveis da fibra (FB, P<0,001; e FDA, P<0,001). A adição de 0,2% do acidificante às dietas melhorou a digestibilidade do Ca (P<0,01). Houve interação entre acidificante e dieta para os coeficientes de digestibilidade da MS (P<0,01) e FDN (P<0,02). A dieta alternativa apresentou coeficiente de digestibilidade da MS superior à convencional quando adicionados 0,1% do acidificante, sendo respectivamente, 86,02% e 84,51% (P<0,05). Nos resultados de digestibilidade da FDN, a dieta alternativa apresentou valor superior à convencional no nível 0% ou 0,1% do acidificante. Para a dieta alternativa com 0,2% foram obtidos valores maiores que nos níveis 0 ou 0,1% (P<0,05).
Palavras-chave: Aditivos; milho pré-cozido; óxido de cromo; soja desativada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juahil Martins Oliveira Jr, Instituto Federal Catarinense - Araquari

Professor do Instituto Federal Catarinense (Campus Araquari) e Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Paraná.

Vanessa Karina Nardi

Mestre em Ciências Veterinárias pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Paraná

Antonio João Scandolera, Universidade Federal do Paraná

Professor adjunto do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR- Brasil

Marson Bruck Warpechowski, Universidade Federal do Paraná

Professor adjunto do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR- Brasil

Downloads

Publicado

2017-06-02

Como Citar

OLIVEIRA JR, J. M.; NARDI, V. K.; SCANDOLERA, A. J.; WARPECHOWSKI, M. B. ACIDIFICANTES E DIGESTIBILIDADE DE NUTRIENTES COM SUÍNOS EM CRESCIMENTO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 18, 2017. DOI: 10.1590/cab18026365. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/e-23365. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA