MASTITE E SÍNDROME DA QUEDA DO LEITE / INFECÇÃO POR Leptospira interrogans EM OVELHAS DA RAÇA SANTA INÊS NO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Adriana Helena Rosa Universidade de Brasilia
  • Luiza de Souza Seixas INCT/CNPq - Informação Genético-Sanitária da Pecuária Brasileira
  • Concepta McManus M. Pimentel UFRGS
  • Rômulo Cerqueira Leite Universidade Federal de Minas Gerais
  • Élvio Carlos Moreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cristiano Barros de Melo

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v13i2.9788

Palavras-chave:

Mastite, Síndrome da Queda do Leite, Leptospira interrogans, Ovelha.

Resumo

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de estudar a relação entre a mastite clínica e a infecção por Leptospira interrogans / síndrome da queda do leite em ovelhas da raça Santa Inês. Examinaram-se 1000 ovelhas, em 12 fazendas do Distrito Federal, quanto à sua condição clínica, com o objetivo de detectar animais com mastite clínica. Considerando um estudo de caso controle, os animais foram divididos em dois grupos: aqueles que apresentavam sinais de mastite clínica (G1) e os que não apresentavam sinais de mastite clínica (G2). Colheram-se amostras de sangue das ovelhas dos dois grupos e utilizou-se o teste de soroaglutinação microscópica para identificar aquelas soropositivas para Leptospira spp. Dos animais do primeiro grupo, quatro (4,08%) foram soropositivos para Leptospira spp, sendo três positivos para as sorovariedades Hardjoprajitno (Norma) e Hardjoprajitno (OMS) e um animal positivo para as sorovariedades Australis e Autumnalis. Dos animais do segundo grupo, dois (5,26%) foram soropositivos, ambos para as sorovariedades Hardjoprajitno (Norma) e Hardjoprajitno (OMS). Não foi observada relação entre a síndrome da queda do leite / infecção por Leptospira spp e a presença de mastite clínica nas ovelhas (p > 0,05).

PALAVRAS-CHAVE: Doença; infecção; ovino; saúde animal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Helena Rosa, Universidade de Brasilia

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Brasília (2008), mestranda em Ciências Animais pela Universidade de Brasília (2009). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Microbiologia Molecular e Medicina Veterinária Preventiva.

Luiza de Souza Seixas, INCT/CNPq - Informação Genético-Sanitária da Pecuária Brasileira

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (2007). Mestrado em Ciências Animais pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais.  Atualmente é bolsista de DTI-3 do CNPq.

Rômulo Cerqueira Leite, Universidade Federal de Minas Gerais

Formado pela Universidade Federal Fluminense em 1970. Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1977 na área de Medicina Veterinária Preventiva e em 1983 em Reprodução Animal pela mesma Universidade. Cursou o Doutorado em Ciências Veterinária, área de Parasitologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Livre Docente pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1993 e atualmente é professor Titular no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais.

Élvio Carlos Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

possui graduação em Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1964) , especialização em Especialização Em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (1967) , mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) . Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária , com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: leptospiroses, bovinos, Métodos, Erradicação.

Cristiano Barros de Melo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992), Aperfeiçoamento em Medicina Veterinária Preventiva pelo CNPq / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1996, Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é Professor adjunto da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), Colaborador na Fundação Universidade Federal de Sergipe (UFS), Colaborador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA - Tabuleiros Costeiros - Sergipe e Transferência de Tecnologia e CENARGEN - Brasília), Co- Editor da Revista Brasileira de Reprodução Animal (RBRA) do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal (CBRA) - Belo Horizonte - Minas Gerais e Editor Adjunto da Revista Ciência Veterinária nos Trópicos (UFRPE / CRMV-PE, Recife, Pernambuco). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva, atuando principalmente com as enfermidades infecciosas e parasitárias dos animais. Atualmente responde pela Coordenação do Programa de Pós Graduação rm Ciências Animais (PPGCA) - Mestrado e Doutorado, na Universidade de Brasília, em Brasília, DF.

Downloads

Publicado

2012-06-27

Como Citar

ROSA, A. H.; SEIXAS, L. de S.; PIMENTEL, C. M. M.; LEITE, R. C.; MOREIRA, Élvio C.; DE MELO, C. B. MASTITE E SÍNDROME DA QUEDA DO LEITE / INFECÇÃO POR Leptospira interrogans EM OVELHAS DA RAÇA SANTA INÊS NO DISTRITO FEDERAL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 240–246, 2012. DOI: 10.5216/cab.v13i2.9788. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/9788. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária