CONCENTRAÇÃO HIDROGENIÔNICA DO LEITE DE OVELHAS: INFLUÊNCIA DA MASTITE E DO CONGELAMENTO DA AMOSTRA
Palavras-chave:
Concentração hidrogeniônica, Congelamento, Leite, Ovelhas
Resumo
A mensuração do pH do leite é um dos procedimentos mais importantes e frequentes na prática bioquímica. Essa variável aplica-se ao diagnóstico de doenças da glândula mamária, avaliação de rendimento industrial e identificação de síndromes metabólicas. O presente estudo teve por objetivo avaliar o efeito sobre o pH, do congelamento do leite de ovelhas da raça Santa Inês proveniente de glândulas mamárias consideradas sadias e infectadas. Foram analisadas 183 amostras, sendo estas divididas em negativas (146) e positivas (37), segundo o resultado da cultura bacteriológica. Dessas amostras determinou-se o pH no momento da coleta e após o congelamento a -20 °C por trinta meses. Observou-se redução do pH após o congelamento, sendo os valores maiores nas amostras que apresentaram resultado positivo na cultura bacteriológica. Houve maior decréscimo do pH após congelamento nas que apresentaram resultado positivo na cultura bacteriol?gica. O tipo de conservação das amostras lácteas deve ser considerado, bem como a análise de parâmetros que podem ser influenciados por essa variação.PALAVRAS-CHAVES: pH, congelamento, leite, mastite, ovelhas.?
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
31-03-2011
Como Citar
Blagitz, M. G., Batista, C. F., Souza, F. N., Stricagnolo, C. R., Gomes, V., & Della Libera, A. M. M. P. (2011). CONCENTRAÇÃO HIDROGENIÔNICA DO LEITE DE OVELHAS: INFLUÊNCIA DA MASTITE E DO CONGELAMENTO DA AMOSTRA. Ciência Animal Brasileira, 12(1), 187 - 191. https://doi.org/10.5216/cab.v12i1.9190
Edição
Seção
Nota Científica
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).