LESÕES PODAIS EM ASININOS (Equus asinus) UTILIZADOS EM VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL NA CIDADE DE SÃO LUÍS, MARANHÃO

  • Nancyleni Pinto Chaves Universidade Estadual do Maranhão
  • Danilo Cutrim Bezerra Universidade Estadual do Maranhão
  • Porfírio Candanedo Guerra Universidade Estadual do Maranhão
  • Hélder de Moraes Pereira Universidade Estadual do Maranhão
  • Hamilton Pereira Santos Universidade Estadual do Maranhão
  • Luís Carlos Vulcano Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Palavras-chave: Clínica Médica, Diagnóstico Radiográfico

Resumo

Com o objetivo de estudar a ocorrência de lesões na falange distal dos membros torácicos de asininos usados em veículos de tração animal foram avaliados clínica e radiograficamente 40 animais, machos e fêmeas, com idade entre 2,5 a 16 anos. O exame clínico demonstrou que 20% dos animais apresentaram claudicação grau 2, decorrente principalmente de irregularidade de casco, lesão de sola e destruição da ranilha. Radiograficamente verificou-se 100% de osteíte podal, 22,5% de fratura de falange e 17,5% de rotação de falange. Apesar do nível severo das lesões na terceira falange, os animais não apresentaram sinais clínicos compatíveis com os achados radiográficos, concluindo-se que os asininos apresentam grande resistência e rusticidade e que as lesões observadas na falange distal interferem em menor grau no desempenho das atividades desses animais.

PALAVRAS-CHAVE: Aparelho locomotor; carroças; equídeos; exame físico; radiografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nancyleni Pinto Chaves, Universidade Estadual do Maranhão

Médica Veterinária, Mestre em Ciências Veterinárias, estudante do curso de especialização em Tecnologia de Alimentos, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA): Cidade Universitária Paulo VI, Caixa Postal 09 – Tirical – CEP 65055-970 – São Luís-MA, Brasil.

Danilo Cutrim Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão
Médico Veterinário, Mestre em Ciências Veterinárias, Faculdade de Medicina Veterinária, UEMA, MA.
Porfírio Candanedo Guerra, Universidade Estadual do Maranhão

Professor Adjunto, Disciplina de Diagnóstico por Imagem, Departamento das Clínicas, Faculdade de Medicina Veterinária, UEMA, MA.

Hélder de Moraes Pereira, Universidade Estadual do Maranhão
Professor Adjunto,

Disciplina Clínica Médica e Terapêutica de Ruminantes, Departamento das Clínicas, Faculdade de Medicina Veterinária, UEMA, MA.

Hamilton Pereira Santos, Universidade Estadual do Maranhão
Professor titular, Disciplina de Doenças Bacterianas, Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina Veterinária, UEMA, MA
Luís Carlos Vulcano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor Titular, Disciplina Radiologia Veterinária, Departamento das Clínicas, Faculdade de Medicina Veterinária, UNESP.

Publicado
25-06-2011
Como Citar
Chaves, N. P., Bezerra, D. C., Guerra, P. C., Pereira, H. de M., Santos, H. P., & Vulcano, L. C. (2011). LESÕES PODAIS EM ASININOS (Equus asinus) UTILIZADOS EM VEÍCULOS DE TRAÇÃO ANIMAL NA CIDADE DE SÃO LUÍS, MARANHÃO. Ciência Animal Brasileira, 12(2), 365-370. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/8953
Seção
Medicina Veterinária