ESTABILIDADE AERÓBIA DE CANA-DE-AÇÚCAR IN NATURA HIDROLISADA COM CAL VIRGEM

  • Carlos H. Silveira Rabelo Universidade José do Rosário Vellano
  • Adauton Vilela de Rezende
  • Flávio H. Silveira Rabelo
  • Denismar Alves Nogueira
  • Rafael Ferreira Elias
  • Danni C. N. A. de Faria Júnior
Palavras-chave: alcalinização, óxido de cálcio, pH, temperatura

Resumo

Objetivou-se com esta pesquisa avaliar o efeito da inclusão de cal virgem sobre a estabilidade aeróbia da cana-de-açúcar in natura. O trabalho foi conduzido na Faculdade de Zootecnia da UNIFENAS, sob delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 5, avaliando-se quatro doses de cal (0,0; 0,5; 1,0 e 2,0 % em relação à matéria natural) e cinco tempos de exposição aeróbia (0, 12, 24, 48 e 72 horas após o momento da hidrólise), com quatro repetições. A inclusão do aditivo na cana-de-açúcar in natura provocou aumento no teor de matéria seca e nos valores de pH. Porém, os valores de pH diminuíram com o decorrer do tempo, em função da ação de microrganismos. Em relação à temperatura, esta aumentou quando se adicionou 1,0% de cal à cana-de-açúcar; no entanto, o menor valor referente ao acúmulo da temperatura durante as aferições foi obtido com a utilização de 2,0% de cal, e da mesma forma, a menor taxa de aquecimento foi obtida para este mesmo tratamento. De certa forma, a utilização de 2,0% de cal virgem aumentou a estabilidade aeróbia da cana-de-açúcar, porém, todos os tratamentos apresentaram instabilidade aeróbia poucas horas após o momento da mistura entre cal e cana-de-açúcar.

PALAVRAS-CHAVE: alcalinização; óxido de cálcio; pH; temperatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos H. Silveira Rabelo, Universidade José do Rosário Vellano
Estudante de Graduação em Zootecnia na Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). Atua principalmente nas seguintes áreas: pastagem e forragicultura, com ênfase em Produção e Conservação de Forragens.
Publicado
24-06-2011
Como Citar
Rabelo, C. H. S., de Rezende, A. V., Rabelo, F. H. S., Nogueira, D. A., Elias, R. F., & Faria Júnior, D. C. N. A. de. (2011). ESTABILIDADE AERÓBIA DE CANA-DE-AÇÚCAR IN NATURA HIDROLISADA COM CAL VIRGEM. Ciência Animal Brasileira, 12(2), 257-265. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/8525
Seção
Produção Animal