Efeito de diferentes filmes plásticos dupla face sobre características quimíco-fermentativas da silagem de milho

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de diferentes filmes plásticos dupla face sobre as características quimiofermentativas, digestibilidade da matéria seca, estabilidade aeróbica, perdas físicas e de matéria seca de silagens de milho armazenadas em silos trincheira. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, compostos por três tratamentos: DF110µm - polietileno dupla face com espessura de 110 µm; DF200µm - polietileno dupla face com espessura de 200 µm; e DFBO - película impermeável ao oxigênio composta de polietileno dupla face com espessura de 80 µm sobreposta a uma película de poliamida translúcida a vácuo com espessura de 20 µm. O uso do filme DF200µm aumentou em 4,58% a digestibilidade ruminal da matéria seca e reduziu em 3,1 °C a temperatura da silagem, assim como as perdas físicas da silagem de milho foram reduzidas em 118,9 g kg-1 da MS pela utilização do DFBO e 95 g kg-1 da MS com o DF200µm, o DFBO apresentou a maior estabilidade aeróbica (127 horas) da silagem de milho. O uso de filme DF200μm e DFBO é recomendado para conservação de silagem de milho em silos do tipo trincheira.
Palavras-chave: Barreira de oxigênio. Digestibilidade da matéria seca. Estabilidade aeróbica. Perdas de matéria seca. Poliamida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

23-07-2021

Como Citar

Braga Cristo, F., Neumann, M. ., de Souza Sidor, F. ., Cozechen Seller, M. E. . ., Corrêa Plodoviski, D. ., Luiz Carneiro, E. ., Pinheiro Cesar, P. V. ., Santos Savoldi, L. ., & da Costa, L. . (2021). Efeito de diferentes filmes plásticos dupla face sobre características quimíco-fermentativas da silagem de milho. Ciência Animal Brasileira, 22(1). Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/66770

Edição

Seção

ZOOTECNIA