Farelo de castanha de caju (Anacardium occidentale L.) na alimentação de coelhos em crescimento

Autores

  • Thalles Ribeiro Gomes Departamento de Zootecnia, Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7890-7783
  • Ednardo Rodrigues Freitas Universidade Federal do Ceará
  • Pedro Henrique Watanabe Universidade Federal do Ceará
  • Amanda da Rocha Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Ana Carolina Sampaio Ferreira Universidade Federal do Ceará
  • Leila Maria de Sousa Tavares Universidade Federal do Ceará

Resumo

Dois ensaios foram realizados: (1) para determinar a composição química, digestibilidade dos nutrientes e energia do farelo de castanha de caju (FCC) e avaliar os efeitos do aumento dos níveis (0, 5, 10, 15, 20 e 25%) em dietas para coelhos em crescimento sobre desempenho, características de carcaça e avaliação econômica. O ensaio de digestibilidade utilizou 24 coelhos (55 dias de idade), distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos e 12 repetições, sendo uma ração referência e outra ração teste composta por 70% de dieta basal e 30% de FCC. A digestibilidade da matéria seca, proteína bruta e energia bruta do FCC foram, respectivamente, 76,61; 61,71 e 56,53%. A matéria seca digestível, a proteína digestível e a energia digestível foram, respectivamente, 74,28; 16,97 e 3,549 kcal / kg. O ensaio de desempenho utilizou 120 coelhos, com média de 45 dias de idade e peso de 1090 ± 151g, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com seis tratamentos e 10 repetições com dois coelhos do mesmo sexo por gaiola. A inclusão de FCC acima de 5% promoveu uma redução linear no consumo de ração e melhor conversão alimentar, sem afetar as características de ganho de peso e carcaça para o nível de inclusão de 20%. Também foi observada redução linear no custo de alimentação por quilograma de ganho de peso e melhora linear nas taxas de eficiência econômica e índice de custos até 25% de inclusão do FCC. Com base nesses resultados - e para não prejudicar o desempenho - é recomendável incluir até 20% de FCC na dieta de coelhos.
Palavras-chave: alimento alternativo, análise econômica, Oryctolagus cuniculus, rendimento produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-09-28

Como Citar

GOMES, T. R.; FREITAS, E. R.; WATANABE, P. H.; SOUSA, A. da R.; FERREIRA, A. C. S.; TAVARES, L. M. de S. Farelo de castanha de caju (Anacardium occidentale L.) na alimentação de coelhos em crescimento. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 21, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/61927. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA