Comportamento da nidificação de abelhas melíponas

Resumo

As melíponas, além de excelentes produtoras de mel, prestam um grande serviço à humanidade através da sua capacidade de polinizar plantas e sua consequente preservação de ecossistemas. Nessa relação interespecífica harmônica, as abelhas são beneficiadas pelas espécies vegetais pelo provimento do alimento (néctar e pólen), além de utilizarem seus galhos e troncos para se alojarem. Porém, a ação antrópica predatória tem colocado em risco a sobrevivência das melíponas, causando danos ambientais irreversíveis e comprometendo a preservação dos recursos naturais. Este trabalho objetivou identificar os hábitos de nidificação das abelhas nativas em condições naturais. Por meio de trilhas aleatórias na microrregião do Curimataú paraibano foi possível identificar os pontos de nidificação das espécies de meliponíneos em seu habitat natural. Foram identificados 60 ninhos de melíponas nidificando em 12 espécies vegetais diferentes, sendo a Commiphora leptophloeos a hospedeira de maior preferência (46,66%), com 55% dos orifícios de entrada apontados para orientações magnéticas entre o Nordeste e Noroeste; com maior escolha por hospedeiras (árvores) [85%]; apresentando preferência por nidificação em vegetais hospedeiros com circunferência de 0,98 m de diâmetro, orifício de entrada dos ninhos com 7,77 mm de diâmetro e uma altura do solo de 1,52 m; Os dados obtidos revelam pouca variedade de espécies melíponas na região Curimataú paraibano, com destaque para Melipona subnitida. As espécies Melipona asilvae, Melipona scutellaris, Partomona seridoenses e Plebeia sp. devem ter uma atenção especial para não entrarem em extinção nessa região.
Palavras-chave: Curimataú. Habitat natural. Melíponas. Nidificação. Preferência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto da Costa Macedo, Universidade Federal da Paraiba

Tenho graduação em Zootecnia e Licenciatura em Ciências Agrárias, mestrando em Ciências Agrárias (Agroecologia)

Italo de Souza Aquino, Universidade Federal da Paraíba - CCHSA - Departamento de Ciência Animal

Italo de souza Aquino é Engenheiro Agrônomo, formado pela Universidade Federal da Paraíba em 1984, posuidor os títulos de Master of Science e Ph.D. em Entomologia pela Universidade do Estado de Oklahoma (Estados Unidos) em 1990 e 1997, respectivamentre. Professor titular da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado
06-08-2020
Como Citar
Macedo, C. R. da C., Aquino, I. de S., Borges, P. de F., Barbosa, A. daSilva, & Medeiros, G. R. de. (2020). Comportamento da nidificação de abelhas melíponas. Ciência Animal Brasileira, 21(1). Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/58736
Seção
ZOOTECNIA