Valor nutricional e produção de matéria seca digestível de cultivares de aveia visando à produção de silagem

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar as características produtivas e nutricionais de diferentes cultivares de aveia (Avena spp.),visando à produção de silagem. Os tratamentos foram constituídos dos cultivares de aveia branca IPR 126 (Avena sativa), Agrocoxilha, e IPR Cabocla (Avena strigosa), bem como das cultivares BRS Madrugada e BRS Centauro (Avena vertis). As forragens foram colhidas e ensiladas quando atingiram o estádio fenológico de grão pastoso/farináceo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco tratamentos e três repetições por tratamento. O cultivar Cabocla apresentou os maiores teores de matéria seca (antes e após a abertura dos silos) e maior digestibilidade in vitro da matéria seca no momento de ensilagem. Após a ensilagem não foram observadas diferenças para a digestibilidade in vitro e perdas de matéria seca entre os tratamentos. Contudo, após correção dos respectivos valores para perdas de matéria seca na ensilagem e digestibilidade in vitro da matéria seca, observou-se maior produção de matéria seca digestível (kg ha-1) para o cultivar Centauro.
Palavras-chave: cereal de inverno; ensilagem; digestibilidade in vitro; perdas de matéria seca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Vinicius Iank Bueno, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Medicina Veterinária (Universidade Estadual do Centro-Oeste), Mestrado em Zootecnia (Universidade Estadual de Maringá).

Publicado
16-06-2020
Como Citar
Iank Bueno, A. V., Ribeiro, M. G., Jacovaci, F. A., Três, T. T., Leão, G. F. M., Gomes, A. luiza M., & Jobim, C. C. (2020). Valor nutricional e produção de matéria seca digestível de cultivares de aveia visando à produção de silagem. Ciência Animal Brasileira, 21(1). Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/58129
Seção
ZOOTECNIA