Suco das folhas de cactáceas do gênero Pereskia: efeito sobre os parâmetros fisiológicos de ratos Wistar

Autores

  • Débora Cristina Mariano Brasil Universidadade Federal de Viçosa (UFV), Campus Rio Paranaíba
  • Rafaela Marchiori Mariano do Val Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Rio Paranaíba
  • José Antônio de Souza Cruz Ramos
  • Martha Elisa Ferreira de Almeida Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Rio Paranaíba, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde

Resumo

O objetivo foi avaliar se o suco das folhas de cactáceas de três espécies do gênero Pereskia promove alterações dos parâmetros fisiológicos de ratos Wistar. O estudo foi dividido na etapa 1 (indução da obesidade com dieta hipercalórica, glutamato monossódico e solução de sacarose) e etapa 2 (utilização do suco das cactáceas). Os dados do peso corporal, Índices de Massa Corporal e de Lee, consumo alimentar, massa dos tecidos adiposos e seus Índices de Gordura Visceral e Epididimal foram comparados pelo Teste de Tukey a 5%. O glutamato monossódico e a sacarose em associação com a dieta hipercalórica não aumentaram os tecidos adiposos. Não houve diferença estatística entre as médias do peso corporal, Índice de Massa Corporal e Índice de Lee, peso hepático e o Índice Hepato-Somático. O suco da Pereskia grandifolia promoveu um menor ganho de peso total como resultado do baixo consumo alimentar. O suco da Pereskia aculeata aumentou a massa do tecido adiposo visceral. Concluiu-se que o suco da Pereskia grandifolia apresentou melhor efeito sobre o ganho de peso. Tais cactáceas são ricas em nutrientes e compostos bioativos que poderão melhorar a qualidade alimentar e prevenir doenças crônicas não transmissíveis.
Palavras-chave: Pereskia grandifolia. Glutamato monossódico. Sacarose. Tecido adiposo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Cristina Mariano Brasil, Universidadade Federal de Viçosa (UFV), Campus Rio Paranaíba

Graduanda de Nutrição, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Rio Paranaíba, Minas Gerais, Brasil.

Rafaela Marchiori Mariano do Val, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Rio Paranaíba

Graduanda de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Rio Paranaíba, Minas Gerais, Brasil.

José Antônio de Souza Cruz Ramos

Técnico em Vigilância Epidemiológica, Perito Ambiental da Comarca de Rio Paranaíba, Rio Paranaíba, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

2020-09-10

Como Citar

BRASIL, D. C. M.; VAL, R. M. M. do; RAMOS, J. A. de S. C.; ALMEIDA, M. E. F. de. Suco das folhas de cactáceas do gênero Pereskia: efeito sobre os parâmetros fisiológicos de ratos Wistar. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 21, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/58061. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA