Tenecteplase intracameral durante a facoemulsificação em coelhos: avaliação clínica do segmento anterior e análise bioquímica do humor aquoso

Resumo

Para avaliar o uso da tenecteplase na facoemulsificação transoperatória em coelhos sadios, o estudo foi realizado com quinze coelhos da raça Nova Zelândia, divididos em três grupos: grupo controle (GC) grupo não tratado (GN) e grupo tratado (GT). GN e GT foram operados por facoemulsificação e GT recebeu 50 ?g / 0,3 mL de tenecteplase intracameral. As avaliações pós-operatórias foram 24 h, 72 h, 7 dias, 15 dias e 21 dias. No TP21 os animais foram submetidos à eutanásia e amostras de humor aquoso foram coletadas. Não foram observadas diferenças significativas nas avaliações clínicas entre o GC e o GT em relação às taxas de incidência de pressão intraocular (PIO), edema de córnea, depósitos de fibrina, hifema, flare aquoso e sinéquia. Na avaliação físico-química do humor aquoso, não houve diferenças significativas entre os três grupos em relação aos valores de pH e concentrações de íons cloreto. Os valores de densidade de humor aquoso foram estatisticamente diferentes entre GC e os outros grupos. Na avaliação histológica, não houve diferenças significativas entre os grupos quanto à presença de sinéquia, fibrina, fibrose, hemorragia, celularidade e aderências no corpo ciliar. O GN e GT não apresentaram diferenças significativas em termos de parâmetros clínicos, bioquímicos e histológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiana Candida Piveta, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brazil

Doutoranda em Medicina Veterinária, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EVZ), Universidade Federal de Goiás (UFG)

Helton Freires Oliveira, Universidade Federal de Goiás - Escola de Veterinária e Zootecnia

Mestrado em Medicina Veterinária, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EVZ), Universidade Federal de Goiás (UFG)

Janayne Maria Rezende, Universidade Federal de Goiás - Escola de Agronomia

Pós-doc em Agronomia, Escola de Agronomia, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Marina Pacheco Miguel, Universidade Federal de Goiás - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública

Professora em Patologia Geral, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Aline Maria Lima, Universidade Federal de Goiás - Escola de Veterinária e Zootecnia

Professora em Clínica de Pequenos Animais, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EVZ), Universidade Federal de Goiás (UFG)

Adilson Donizeti Damasceno, Universidade Federal de Goiás - Escola de Veterinária e Zootecnia

Professor em Clínica de Pequenos Animais, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EVZ), Universidade Federal de Goiás (UFG)

Publicado
16-06-2020
Como Citar
Piveta, L. C., Oliveira, H. F., Rezende, J. M., Miguel, M. P., Lima, A. M., & Damasceno, A. D. (2020). Tenecteplase intracameral durante a facoemulsificação em coelhos: avaliação clínica do segmento anterior e análise bioquímica do humor aquoso. Ciência Animal Brasileira, 21(1). Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/57717
Seção
MEDICINA VETERINÁRIA