ATIVIDADE DO NEONICOTINOIDE TIAMETOXAM SOBRE Musca domestica (LINNAEUS, 1758) (DIPTERA, MUSCIDAE)

Autores

  • Pedro Ivan Fazio Junior UFRRJ
  • Vanessa Paulino da Cruz Vieira UFRRJ
  • Thaís Ribeiro Correia UFRRJ
  • Fabio Barbour Scott UFRRJ
  • Isabella Vilhena Freire Martins UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i3.5733

Palavras-chave:

Medicina Veterinária

Resumo

A partir de ensaios in vitro, em ambiente controlado e a campo, foi avaliada a atividade do inseticida tiametoxam em populações de Musca domestica provenientes da colônia do Laboratório de Doenças Parasitárias do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do aterro sanitário do Município de Seropédica, RJ. Para a técnica in vitro o ativo utilizado foi previamente diluído em acetona, obtendo-se as concentrações de 5; 7,5; 10; 12,5; 15; 17,5; 20; 22,5; 25; 27,5 e 30 mg/ml. Em seguida, discos de papel-filtro foram impregnados com 1 ml de cada uma dessas diluições e realizaram-se testes com estas em moscas adultas acondicionadas em placas de Petri, sendo que os discos do grupo-controle foram impregnados apenas com acetona. Para técnica em ambiente controlado e em nível de campo, empregaram-se iscas com o ativo e placebo para o grupo-controle. O valor calculado da dose letal 50 (DL50), utilizando-se a técnica in vitro, para tiametoxam em M. domestica foi de 0,2612 mg/cm². A eficácia das iscas com tiamethoxan no ensaio em ambiente controlado e em nível de campo foi de 94,06 % e 98,09 %, respectivamente.

PALAVRAS-CHAVES: Iscas, Musca domestica, neonicotinoides, tiametoxam

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Ivan Fazio Junior, UFRRJ

Discente de Mestrado do Curso de Pós-graduação em Ciências Veterinárias do Departamento de Parasitologia Animal, Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Vanessa Paulino da Cruz Vieira, UFRRJ

Discente de Doutorado do Curso de Pós-graduação em Ciências Veterinárias do Departamento de Parasitologia Animal, Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Thaís Ribeiro Correia, UFRRJ

Discente de Pós-doutorado do Departamento de Parasitologia Animal, Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Fabio Barbour Scott, UFRRJ

Professor Adjunto do Departamento de Parasitologia Animal, Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Isabella Vilhena Freire Martins, UFRRJ

Professora Adjunto do Departamento de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo

Downloads

Publicado

2010-10-02

Como Citar

FAZIO JUNIOR, P. I.; VIEIRA, V. P. da C.; CORREIA, T. R.; SCOTT, F. B.; MARTINS, I. V. F. ATIVIDADE DO NEONICOTINOIDE TIAMETOXAM SOBRE Musca domestica (LINNAEUS, 1758) (DIPTERA, MUSCIDAE). Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 637–642, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i3.5733. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5733. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária