TENOTOMIA DO MÚSCULO FLEXOR DIGITAL SUPERFICIAL E DESMOTOMIA ACESSÓRIA EM EQUINOS: GONIOMETRIA RADIOMETACARPIANA, METACARPOFALÂNGICA E INTERFALÂNGICA

Autores

  • Carlos Alberto Hussni FMVZ/UNESP - Botucatu
  • Marcos Jun Watanabe FMVZ - Unesp - Botucatu
  • Ana Liz Garcia Alves FMVZ-UNESP - Botucatu
  • José Luiz de Mello Nicoletti FMVZ-Unesp-Botucatu
  • Luiz Carlos Vulcano FMVZ-UNESP-Botucatu

Palavras-chave:

equinos, cirurgia, locomotor, biomecânica, tenotomia, desmotomia

Resumo

A proposta deste estudo foi avaliar os efeitos da tenotomia do músculo flexor digital superficial e a desmotomia do seu ligamento acessório sobre os ângulos formados pelas faces dorsais radiometacarpiano, metacarpofalângico e interfalângicos proximal e distal em equinos. Realizaram-se em nove equinos a tenotomia do músculo flexor digital superficial no membro torácico direito (MTD) e a desmotomia de seu ligamento acessório no membro torácico esquerdo (MTE). A goniometria radiológica foi procedida no pré-operatório e aos quinze, trinta e sessenta dias após as cirurgias. A tenotomia praticada no MTD diminuiu significativamente o ângulo metacarpofalângico (média com desvio-padrão pré-operatório – 140,7 ± 6,85; sessenta dias – 128,2º ± 5,93) e aumentou o interfalângico distal (média com desvio-padrão pré-operatório – 180,2º ± 5,43; sessenta dias – 197,3º ± 8,29). A desmotomia realizada no MTE diminuiu significativamente o ângulo interfalângico proximal (média com desvio-padrão pré-operatório – 172,6 ± 1,87; sessenta dias – 167,6 ± 1,36). As cirurgias estudadas não interferiram nos eixos radiometacarpianos. Os procedimentos cirúrgicos estudados alteraram significativamente os ângulos articulares distais ao carpo.

PALAVRAS-CHAVES: Ângulos articulares, desmotomia, equinos, tenotomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Hussni, FMVZ/UNESP - Botucatu

Prof. Adjunto em Cirurgia de Grandes Animais - Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária - Residente, Mestre e Doutor na área.

Marcos Jun Watanabe, FMVZ - Unesp - Botucatu

Graduado em Medicina Veterinária,´cursou residência em Cirurgia de Grandes Animais, com mestrado e doutorado relacionados à Cirurgia/Medicina esportiva equina.

Ana Liz Garcia Alves, FMVZ-UNESP - Botucatu

Médica Veterinária, com curso de Residência em Cirurgia de Grandes Animais, estrado e doutorado relacionados à área, livre-docente em Cirurgia de Grandes Animais. Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária.

 

José Luiz de Mello Nicoletti, FMVZ-Unesp-Botucatu

Prof. Adjunto, com carreira em atividade acadêmica da residência, mestrado e doutorado com livre-docência na área de cirurgia em grandes animais. Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária. Aposenta-se em março de 2009.

Luiz Carlos Vulcano, FMVZ-UNESP-Botucatu

Livre-docente com mestrado e doutorado em Radiologia Veterinária. Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária

Downloads

Publicado

01-04-2010

Como Citar

Hussni, C. A., Watanabe, M. J., Alves, A. L. G., Nicoletti, J. L. de M., & Vulcano, L. C. (2010). TENOTOMIA DO MÚSCULO FLEXOR DIGITAL SUPERFICIAL E DESMOTOMIA ACESSÓRIA EM EQUINOS: GONIOMETRIA RADIOMETACARPIANA, METACARPOFALÂNGICA E INTERFALÂNGICA. Ciência Animal Brasileira, 11(1), 218–227. Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/vet/article/view/5619

Edição

Seção

Medicina Veterinária