Efeito da suplementação com combinação de óleos poliinsaturados na dieta de cavalos em manutenção e durante treino de marcha

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da suplementação com uma combinação de óleos poliinsaturado nos biomarcadores lipídicos e minerais sanguíneos em dois diferentes grupos de equinos. Foram utilizados 6 equinos saudáveis em manutenção (MT-g) e 10 equinos saudáveis em treinamento de marcha (GT-g). O MT-g e o GT-g receberam 100,0mL e 300mL/dia/animal de uma combinação de óleos poliinsaturado, respectivamente, durante 8 semanas. O sangue foi coletado no pré-teste e após 4 e 8 semanas, após a noite, medidas: colesterol total, colesterol HDL, colesterol LDL, triglicérides, NEFA, LPS, glicerol, Ca, P, Mg e Cl. A suplementação produziu aumento significativo de NEFA e redução da lipase nos dois grupos. Além disso, o conteúdo de LPS em ambos os grupos ocorreu um decréscimo (~ 35%) desde o pré-teste até a 8ª semana de suplementação. Na MT-g, o colesterol LDL e o glicerol aumentaram significativamente após 4 semanas, mas retornaram aos níveis pré-teste após 8 semanas, e o conteúdo de triglicérides diminuiu (~ 62%) após 4 semanas. A concentração total de colesterol no GT-g aumentou após 4 semanas (~ 70%), mas após 8 semanas diminuiu para valores semelhantes aos observados no pré-teste. Os biomarcadores minerais aumentaram no MT-g e GT-g, após 8 semanas. No MT-g e no GT-g, o Ca diminuiu. Em conclusão, a suplementação com uma combinação de óleos poliinsaturado elevou a concentração do NEFA e reduziu a atividade de LPS em ambos os grupos estudados, diferentemente das concentrações das demais biomarcadores que apresentaram variações diferentes entre os grupos, indicando que tanto o NEFA como a LPS podem ser mais sensíveis as modificações em suas concentrações durante a suplementação e mais indicados para esse tipo de avaliação. Além disso, a concentração sanguínea de alguns minerais reduziu significativamente em ambos os grupos de equinos e, portanto, precisam ser avaliados em cavalos sob suplementação crônica de óleos.
Palavras-chaves: lipídeos, NEFA, lipase, exercício

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stephânia Katurchi Mendes Melo, UFRPE

Formada pela Universidade de Santo Amaro - SP em MEdicina Veterinária. Especialização em Patologia Clínica pela Universidade de Santo Amaro - SP. Pós graduanda em Ciência Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Publicado

2020-04-22

Como Citar

DINIZ E SÁ, A. I. A.; MELO, S. K. M.; CORDEIRO MANSO, H. E. C. da C.; MANSO FILHO, H. C. Efeito da suplementação com combinação de óleos poliinsaturados na dieta de cavalos em manutenção e durante treino de marcha. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 21, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/53505. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ZOOTECNIA