Influência da duração da gestação, estação do ano, sexo e peso ao nascer do bezerro sobre a retenção placentária em vacas leiteiras mestiças

Autores

Resumo

Objetivou-se avaliar a influência da duração da gestação, da estação do ano ao parto (outono-inverno vs. primavera-verão) e do sexo do bezerro sobre o peso ao nascimento, bem como os efeitos destas variáveis sobre a incidência de retenção de placenta (RP) em vacas leiteiras mestiças. Foram avaliados 187 partos em uma fazenda comercial leiteira na região do Alto Paranaíba, Minas Gerais, Brasil. Vacas que não liberaram os anexos placentários nas primeiras 12 horas após a expulsão do feto foram diagnosticadas com RP. Ao parto, o sexo da cria foi registrado e o peso ao nascer foi obtido por meio da fita de pesagem. A incidência de RP foi de 36,89% (69/187). O peso médio ao nascer dos bezerros (41,73 kg) não diferiu entre sexo e estação do ano ao nascimento (P > 0,05), porém vacas cuja gestação teve duração abaixo da média (274,4 dias) pariram bezerros mais leves. A estação do ano ao parto e o sexo da cria também não influenciaram a incidência de RP (P > 0,05), no entanto uma maior incidência de RP foi observada em vacas que apresentaram gestações de menor duração (49,44%) e cujas crias tiveram peso ao nascer abaixo da média (51,76%). Conclui-se que vacas com período de gestação curto comprometem o peso ao nascer dos bezerros e são mais susceptíveis à desenvolver retenção de placenta.
Palavras-chave: bovinos leiteiros, gestação, região tropical, doenças

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevão Vieira Rezende, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Ciências Veterinárias (Biotécnicas e Eficiência Reprodutiva)

Igor José Reis, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Graduando em Medicina Veterinária

Ricarda Maria Santos, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Departamento de Reprodução Animal, Faculdade de Medicina Veterinária (FAMEV)

Publicado

2020-03-13

Como Citar

REZENDE, E. V.; REIS, I. J.; SANTOS, R. M.; CAMPOS, C. C. Influência da duração da gestação, estação do ano, sexo e peso ao nascer do bezerro sobre a retenção placentária em vacas leiteiras mestiças. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 21, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/52881. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

MEDICINA VETERINÁRIA