CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E DA CARNE DE NOVILHOS E NOVILHAS SUPERJOVENS, TERMINADOS COM SUPLEMENTAÇÃO EM PASTAGEM CULTIVADA

Autores

  • Fabiano Nunes Vaz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • João Restle UFG
  • Miguelangelo Ziegler Arboite Universidade Federal de Santa Maria
  • Leonir Luiz Pascoal Universidade Federal de Santa Maria
  • Dari Celestino Alves Filho Universidade Federal de Santa Maria
  • Rangel Fernandes Pacheco UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i1.5131

Palavras-chave:

bovinos de corte, Hereford x Nelore, maciez da carne, pastagem cultivada, sexo

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estudar as características de carcaça e da carne de novilhos castrados e novilhas superjovens. Foram usados doze animais de cada sexo, recriados com suplementação energética sobre pastagem cultivada de Lolium multiflorum + Avena strigosa e terminados em pastagem cultivada de Pennisetum purpureum, onde permaneceram até o abate aos quatorze meses de idade. Os pesos de fazenda e de carcaça quente foram superiores nos machos, sendo de 365,8 e 203,4 kg, respectivamente, enquanto as fêmeas apresentaram 310,3 e 168,6 kg, citados na mesma ordem. Os machos foram superiores nos comprimentos de carcaça (118,1 vs. 111,3 cm) e de perna (69,2 vs. 64,1 cm) e na área de Longissimus dorsi (58,0 vs. 52,4 cm²). Não houve diferença na espessura de gordura subcutânea da carcaça, mas as fêmeas apresentaram carne mais marmoreada (5,58 pontos) do que os machos (3,67 pontos). Não se verificaram diferenças nas características sensoriais e organolépticas da carne entre os animais dos dois sexos. Concluiu-se que, exceto em relação ao peso de carcaça, novilhas jovens possuem características de carcaça e da carne semelhantes aos machos.

PALAVRAS-CHAVES:Bovinos de corte, Hereford x Nelore, maciez da carne, pastagem cultivada, sexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Nunes Vaz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pesquisador CEPAN UFRGS

Miguelangelo Ziegler Arboite, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Zootecnia

Leonir Luiz Pascoal, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor, Professor Depto de Zootecnia

Dari Celestino Alves Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor, Professor do Depto de Zootecnia

Publicado

2010-04-01

Como Citar

VAZ, F. N.; RESTLE, J.; ARBOITE, M. Z.; PASCOAL, L. L.; ALVES FILHO, D. C.; PACHECO, R. F. CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E DA CARNE DE NOVILHOS E NOVILHAS SUPERJOVENS, TERMINADOS COM SUPLEMENTAÇÃO EM PASTAGEM CULTIVADA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 42–52, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i1.5131. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/5131. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Produção Animal